O que você procura?


Conversor de Áudio: o que é, para que serve e por que contar com este produto no dia a dia?

Elis Bohrer 26 de agosto de 2021 às 20:59
Tempo de leitura
2 min
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Ao trabalhar com áudio, é possível se deparar com formatos e sinais diferentes, mas isso é algo facilmente resolvido utilizando um bom conversor de áudio.

Normalmente, ele é uma placa de som externa, conectada via USB, responsável por fazer com que os sinais analógicos se tornem digitais, e vice-versa. E além disso, com este produto você também pode trocar uma saída USB por entradas de microfone e áudio. Agora, para saber mais, continue lendo este texto!

O que é e para que serve o conversor de áudio?

Como o nome sugere, o conversor de áudio analógico para digital é um item que faz a conversão entre os sinais analógicos recebidos, transmitindo-os para softwares de gravação em forma de códigos binários. Já quando ocorre o processo inverso, a placa faz com que os sinais digitais – agora em números binários – se tornem um som analógico que pode ser reproduzido em dispositivos.

Existem ainda modelos que funcionam como uma placa de som externa USB, ou seja, é conectada na entrada de USB do computador ou notebook e permite que sejam usadas entradas de áudio P2. Tem também o DAC (Digital to Analog Converter), uma peça de televisões, computadores e celulares que transforma sinais digitais em analógicos.

Quais os benefícios em contar com essa placa de áudio?

Após conhecer mais o conversor de áudio óptico, o que ele faz e como é possível usá-lo, é importante entender os benefícios de contar com este dispositivo, que são:

  • Mais peças trabalhando para que um som limpo e com menos interferência;
  • Possibilidade de usar entradas de áudio, já que é um conversor de audio em USB para P2;
  • Maior qualidade de áudio.

Além disso, é importante saber que hoje existem conversores de vídeo e áudio USB que além de conectar um computador a um monitor, também levam o áudio captado e fazem com que eles possam ser reproduzidos caso a tela tenha uma saída de som.

Gostou de saber mais sobre o conversor de áudio? Então não perca tempo e garanta o seu hoje mesmo para levar mais praticidade aos seus dias!