Menu

Fábrica de embalagens de alumínio e vidro será construída em MG e deve gerar 600 empregos

26/05/2022 às 20:47
Tempo de leitura
3 min
Foto: Ardagh Group/Linkedin
Foto: Ardagh Group/Linkedin

O governador de Minas Gerais, Romeu Rema, anunciou na quarta-feira (25) a chegada de um novo empreendimento de grande porte no estado. Trata-se da instalação da fábrica de embalagens de alumínio e vidro do grupo irlandês Ardagh, líder mundial no setor.

A instalação da fábrica ocorrerá em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e deve gerar 600 empregos diretos na cidade, além de centenas de empregos indiretos. O início da construção será ainda este ano, com previsão da operação começar até 2024.

Durante a cerimônia do anúncio do empreendimento, Zema celebrou a instalação da fábrica, que trará impacto positivo para a economia do estado e para a cidade de Juiz de Fora.

“A atração desse investimento está dentro do contexto que defendemos, que é dar oportunidade de trabalho e esperança para as pessoas. A Ardagh é uma empresa multinacional que atua em vários países do mundo e que passará a fabricar aqui embalagens destinadas à indústria de bebidas, que são latas de alumínio e, em breve, garrafas de vidro. Isso faz com que Minas esteja se transformando em um dos principais polos cervejeiros do país”.

O CEO da Ardagh Metal Packaging (AMP) Brasil, Jorge Bannitz, explicou que a cidade tem uma localização privilegiada, além da estrutura necessária para a instalação e ampliação de novas fábricas no futuro, com grande capacidade de produção.

“Nesta primeira fase, a fábrica de latas receberá duas linhas de produção podendo atingir a capacidade de três bilhões de latas de alumínio por ano. Para dar uma ideia de grandeza, nesses três bilhões de latas poderíamos colocar um bilhão de litros de cerveja. Já a nossa fábrica de embalagens de vidro contará com dois fornos na sua primeira fase. Esses dois empreendimentos serão capazes de gerar mais de 600 empregos diretos, um número ainda maior de empregos indiretos e inúmeras oportunidades de negócios aqui em Juiz de Fora e em todo o estado de Minas Gerais”.

A unidade a ser anunciada está desenhada para produzir mais de 200 mil toneladas de vidro ao ano, operando com dois fornos. O investimento, no entanto, ainda não foi revelado por Jorge Bannitz. Se concretizado, esta seria uma das maiores indústrias do setor no mundo.

Ardagh Group

A Ardagh Group é líder na produção de embalagens de alumínio e vidro no mundo, produzindo embalagens para marcas líderes globais. Fundado em 1932 como Irish Glass Bottle Company, em Dublin, o grupo irlandês, com sede em Luxemburgo, teve receita da ordem de US$ 10 bilhões no ano passado. No todo, diz em seu site que opera 65 unidades fabris em 16 países, empregando 20 mil pessoas em seus negócios. Hoje, o grupo possui fábricas em diferentes localidades da Europa e nas Américas.

No Brasil, o grupo Ardagh chegou, em 2016, e conta com o escritório matriz localizado na cidade de São Paulo. Atualmente, existem três fábricas no país: duas são de fabricação de latas para bebidas, em Jacareí, interior de São Paulo, e outra em Alagoinhas, na Bahia; e, em Manaus, no Amazonas, onde fica a planta de tampas, inaugurada em 2018, e que representa um dos maiores investimentos da Ardagh no mundo.