Menu

Distritos de Mariana (MG) terão simulados para situações de emergência

19/09/2019 às 20:13
Tempo de leitura
2 min

Moradores dos distritos de Mariana — Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras e Campinas — participam na manhã deste sábado (21), do simulado de emergência realizado pela Defesa Civil de Mariana, em parceria com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e apoio da Samarco.

O simulado é orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração da Samarco. O objetivo principal é treinar a comunidade e os agentes municipais para agir de forma adequada em casos de situações de emergência, além de dar conhecimento às ações previstas no Plano de Ação de Emergência. A novidade deste ano foi o planejamento participativo com a presença de representantes das comunidades e das secretarias de Mariana no Comitê Gestor do Simulado.

Com a ação, a Defesa Civil municipal de Mariana e a Estadual também poderão medir e avaliar o tempo de resposta à emergência do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal, e também o nível de engajamento das comunidades no exercício.

A realização dos treinamentos para situação de emergência é de responsabilidade dos municípios. A Samarco apoia o evento e fornece a infraestrutura, que inclui veículos e a participação de empregados, além de facilitadores. Cerca de 60 empregados da Samarco estarão envolvidos no simulado.

Na última semana foram realizadas ações prévias para explicar para as comunidades como o exercício seria realizado e qual a importância da participação de todos. Também foram realizadas ações preparatórias com os órgãos participantes, incluindo uma visita ao Complexo de Germano.

Nesta quinta-feira (19), está sendo realizado o simulado de emergência na cidade de Barra Longa e nos distritos de Barreto e Gesteira.

Serviço: Simulado de Emergência em distritos de Mariana

Data: 21/09/19 – sábado

Ponto de encontro: Rodoviária de Mariana

Horário: 6h30 (da manhã)

COMENTÁRIOS