Menu

Oratório de Nossa Senhora Aparecida é entregue à comunidade de Bento Rodrigues

02/11/2019 às 23:24
Tempo de leitura
3 min

A comunidade de Bento Rodrigues celebrou o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, deste ano, no dia 12 de outubro, em um novo espaço de devoção. O oratório, reconstruído em uma gruta na estrada do Gualaxo, foi o primeiro bem público a ser entregue à comunidade.

“Não tenho nem palavras. Esperávamos esse momento há bastante tempo. Estamos muito felizes e agradecemos”, conta Ana Paula Mendes, moradora da comunidade de Bento.

A estrutura antiga deu lugar a um novo oratório, similar a uma capela. O espaço também recebeu uma imagem da santa restaurada pela Reserva Técnica da Fundação Renova.

Marinalva Salgado, integrante da comissão organizadora da Festa de Nossa Senhora Aparecida, participou da entrega do oratório e levou a imagem da santa ao novo altar. “Antes, era só um altar coberto, bem menorzinho. Pedimos para ser tipo um oratório, ficou muito bonito. Foi uma alegria muito grande, de pegar a minha Nossa Senhora e levá-la ao seu lugar”, diz.

Para a especialista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Bianca Pataro, a entrega está relacionada a um bem imaterial da comunidade e é significativo para a continuidade da celebração. “Começar por uma entrega relacionada à celebração de fé para nós é motivo de bastante orgulho e significa que existe sentido para eles em tudo isso que está sendo feito. Começamos, então, pela cultura, pela força que isso tem para manter a comunidade unida, partilhando a devoção e a memória.”, explica.

Tradição da comunidade, a celebração do dia da Padroeira do Brasil neste ano começou às 7h, com a missa na capela de Santa Cruz, no Barro Preto, em Mariana. Após a celebração, os devotos saíram em carreata até o novo oratório e, em seguida, foram para o terreno de Lavoura, onde a comunidade de Bento está sendo reconstruída, para participarem de uma programação
voltada para as crianças.

Imagem restaurada

A imagem de Nossa Senhora Aparecida que ficará no novo oratório foi restaurada pela Reserva Técnica da Fundação Renova e tem grande importância religiosa para os devotos do povoado.

A jovem auxiliar Hiata Meiriane, moradora de Bento Rodrigues, participou do processo de restauração da imagem. “A imagem estava um pouco danificada, então trabalhamos na limpeza e no reparo. Trabalhar na restauração foi muito gratificante. Poder entregá-la depois de tanta coisa que aconteceu é muito bom”, conta.

A Reserva Técnica, criada pela Fundação Renova, abriga os bens de valor histórico da comunidade encontrados pela equipe em campo.  Atualmente, cerca de 2.700 peças ou fragmentos recolhidos nas comunidades atingidas estão sendo acondicionados de forma adequada, grande parte delas sendo
restaurada para retornar aos novos distritos quando forem reconstruídos. O trabalho envolve arqueólogos, técnicos de restauração e moradores da própria comunidade.