Menu

Prefeitura de Mariana adia fechamento do Jardim para reformas

21/11/2019 às 15:40
Tempo de leitura
3 min

A Prefeitura Municipal de Mariana anunciou, nesta quinta-feira (21), que a Praça Gomes Freire, mais conhecida como Jardim, terá seu fechamento para reformas adiado. Segundo a Prefeitura, o projeto de revitalização da praça precisa sofrer algumas adequações, tendo em vista a última visita técnica com os moradores e após a audiência pública realizada no dia 11 de novembro. Além disso, a população e os comerciantes também vinham pedindo para que o fechamento do Jardim não ocorresse no Natal.

Desse modo, a nova data de fechamento do local para reformas é o dia 2 de janeiro do próximo ano. Assim, as obras serão iniciadas no dia 16 do mesmo mês.

Revitalização do Jardim

A Prefeitura de Mariana anunciou no início de setembro que a Praça Gomes Freire passará por uma revitalização, em uma obra orçada em mais de R$ 3 milhões. De acordo com as informações da Prefeitura, a obra contempla a troca dos pisos, remanejo de árvores, nova iluminação, instalação de câmeras de segurança, ponto fixo para policiais militares, construção de banheiros públicos, palco permanente, nivelamento das ruas com a praça, entre outras mudanças.

Nas redes sociais, muitos marianenses demonstraram insatisfação com o fechamento do Jardim para obras. Isso porque além de ser o principal ponto de encontro da população, o Jardim também é o principal local de realização de outros eventos da cidade, como o Carnaval.

Além disso, a obra ocorrerá em época de férias, quando a cidade recebe mais turistas. Desse modo, surgiram muitas reclamações no Facebook sobre um “mal investimento do dinheiro público” e sobre as prioridades da administração municipal para a cidade.

No Facebook, o vereador de Mariana, Bruno Mól, disse que o adiamento da decisão de fechar o Jardim partiu de um requerimento dele sobre o assunto. Ele ainda destacou que um possível fechamento do Jardim nesta época pode prejudicar comerciantes locais. Confira abaixo o vídeo do vereador Bruno Mól:

URGENTE!!!Em um surto de sensatez, Prefeitura acata minha reinvidicação e decide NÃO FECHAR O JARDIM ANTES DO NATAL. E a luta continua!!!

Posted by Bruno Mól on Thursday, November 21, 2019

Natal de Luz de Mariana

O Jardim de Mariana é um dos principais atrativos durante o Natal, pois é contemplado com o projeto de iluminação do Natal de Luz feito pela prefeitura. O projeto visa iluminar e decorar os principais ambientes da cidade, valorizando a cultural e a tradição local. A Prefeitura informou ainda que o Jardim não estava dentro do plano de iluminação do Natal de Luz deste ano. No entanto, a administração municipal tomará providências necessárias para iluminar o local.

Além disso, o Jardim também é palco de inúmeras outras atrações natalinas, atraindo turistas e marianenses nesta época. Com o anúncio do fechamento da praça, o novo local escolhido para receber as atrações é a Praça Cláudio Manoel, conhecida como Praça da Sé. Além disso, a Rua Direita também será decorada para o Natal, seguindo a tradição.

Prefeitura de Mariana adia fechamento do Jardim para reformas

Confira também a programação especial do Natal de Luz de Mariana deste ano.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 09/09/2021 às 19:31