Menu

20 episódios do Rap Box para assistir na quarentena – parte 1

29/04/2020 às 10:20
Tempo de leitura
5 min

Com mais de 160 episódios lançados em oito anos de estrada, o Rap Box é uma das iniciativas mais bem sucedidas da história do rap nacional. Produzido pelos estúdios Casa 1, o projeto começou no canal da produtora e depois ganhou o seu próprio, se tornando o carro chefe da empresa. Posteriormente a série acabaria perdendo um pouco de espaço para novos trabalhos dentro do próprio canal, mas sempre se manteria na ativa, como é até hoje.

A premissa do Rap Box sempre foi levar novos ou consagrados artistas para gravarem novas (ou regravarem antigas) músicas no estúdios da produtora e as apresentar para o público em clipes que criaram a marca registrada do projeto, sempre com fundo preto e o artista em destaque, junto apenas de um microfone. Posteriormente a estrutura das produções mudou e junto disso, o visual das produções também. Hoje os clipes são apresentados com fundos em Chroma Key e muito mais efeitos visuais, que os deixaram mais bonitos e trabalhados.

20 episódios do Rap Box para assistir na quarentena - parte 1

Rapper Sant é um dos grandes destaques do Rap Box – Crédito da foto: Rap Box/Divulgação

Para incentivar que você fique em casa, irei listar aqui na coluna vinte grandes episódios do projeto para que você assista e ocupe sua mente neste período de quarentena. A matéria está dividida em duas partes e você poderá conferir a segunda nos próximos dias. Confira:

Episódio 109: DV Tribo – “Diáspora”

O primeiro episódio que vos apresento é “Diáspora”, a única participação do grupo DV Tribo no projeto. Essa música se tornou um clássico do rap mineiro e fez o coletivo belo-horizontino explodir para todo o Brasil.

YouTube video

Episódio 58: PrimeiraMente – “Óoh”

“Óoh” é a quinta faixa do disco A um Passo do Precipício, lançado em dezembro de 2014 pelo PrimeiraMente. Porém, ela foi apresentada um mês antes no episódio de número 58 do Rap Box. Essa foi a única apresentação do grupo no projeto.

YouTube video

Episódio 125: Sant – “Dorflex”

A terceira indicação é “Dorflex”, de Sant. Essa faixa foi lançada única e exclusivamente no projeto e saiu no episódio 125, de 2017.

YouTube video

Episódio 83: Ogi – “Aventureiro”

Ogi coleciona participações no Rap Box. O icônico rapper paulista participou dos episódios 5, 83 e 104 do projeto. E nossa indicação é de “Aventureiro”, faixa que cantou em sua segunda participação solo. Essa música também integra o disco RÁ!, lançado pelo artista em 2015.

YouTube video

Episódio 123: Froid part. Cynthia Luz – “Bicho de 7 Cabeças/A Culpa é das Igrejas”

Episódio mais visto da história do Rap Box, “Bicho de 7 Cabeças/A Culpa é das Igrejas” veio para promover o projeto acústico de Froid e Cynthia Luz, lançado em 2017. Com 30 milhões de visualizações no YouTube, essa edição também trouxe a participação de Pedro Qualy.

YouTube video

Episódio 27: Amiri – “Ladrão Incubado”

Um dos nomes mais talentosos do rap nacional, Amiri mostrou suas rimas na vigésima sétima edição do projeto. “Ladrão Incubado” foi lançada em 2013, no segundo ano do projeto do estúdio Casa 1, e fez parte o EP Trinca, lançado pelo MC paulista naquele mesmo ano.

YouTube video

Episódio 116: TheGust MC’s – “Gold Ouro”

Outra indicação é de “Gold Ouro”, do grupo The Gust MC’s. Os rapazes do Distrito Federal lançaram essa faixa no episódio 116 do Rap Box, lançado em janeiro de 2017.

YouTube video

Episódio 79: Eloy Polemico – “Jardim Suspenso”

No episódio 79, de 2015, tivemos a primeira participação de Eloy Polemico no canal. O rapper paulista nos brindou com “Jardim Suspenso”, faixa composta e produzida por ele. Posteriormente, em 2017, o artista lançaria em seu disco uma nova versão da música, chamada de “Dovahkiin”.

YouTube video

Episódio 104: Raillow, Ogi, Qualy & Síntese – “Odisséia”

Citado anteriormente na matéria, o episódio 104 foi lançado em 2016 e compôs uma série de quatro programas especiais que homenageavam as 100 edições do Rap Box. Nele, Ogi, Raillow, Pedro Qualy e Neto (Síntese) compuseram “Odisséia”, cypher que acumula quase 3 milhões de visualizações no canal da produtora. Todos os mc’s já haviam passado anteriormente pelo projeto.

YouTube video

Episódio 114: Lurdez da Luz – “Vou querer o meu”

Com longa estrada na música, Lurdez da Luz obteve bastante destaque no início dos anos 2010, quando chegou a se apresentar em grandes palcos do Brasil, em turnê na Europa e no antigo prêmio VMB da MTV Brasil. Em 2016 ela se apresentou pela primeira vez no Rap Box, quando participou do episódio 114 do programa e cantou a música “Vou querer o meu”. Essa é a última indicação da primeira parte dessa lista.

YouTube video

Para conferir a próxima parte dessa lista e ouvir as próximas dez indicações, fique de olho aqui na Rima em Prosa, a coluna sobre rap do Mais Minas. A segunda parte da matéria será lançada na próxima semana.

Veja também: BC Raff Album – ícone do trap nacional, Raffa Moreira lança disco nesta quinta (23)

COMENTÁRIOS