Menu

Câmara de Ouro Preto pede gratuidade no transporte público para manifestação desta quinta-feira

Com o anseio dos vereadores de Ouro Preto para que haja uma grande adesão popular nesse ato, a Câmara Municipal aprovou a representação nº 351/2021, que solicita ao Consorcio Rota Real a gratuidade no transporte público para a população nesta quinta-feira, no horário das 16h às 18h.
06/10/2021 às 14:41
Tempo de leitura
4 min
Foto: Divulgação / Rota Real
Foto: Divulgação / Rota Real

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, acontecerá a entrega do relatório da “CPI da Saneouro” para a Prefeitura de Ouro Preto e Ministério Público. Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito farão uma caminhada em conjunto com algumas organizações populares em uma grande manifestação. O ato se iniciará na Praça Tiradentes, às 17h.

Com o anseio dos vereadores de Ouro Preto para que haja uma grande adesão popular nesse ato, a Câmara Municipal aprovou, na reunião dessa terça-feira, 5 de outubro, a representação nº 351/2021, de autoria do vereador Júlio Gori (PSC), que solicita ao Consorcio Rota Real a gratuidade no transporte público municipal para a população no 7 de Outubro de 2021, no horário das 16h às 18h.

“Essa representação é no intuito de viabilizar e ajudar a contribuir nesse momento histórico que estamos vivendo e vamos viver na quinta-feira. Ela não foi elaborada só por mim, mas por Kuzuru (PT), Renato Zoroastro (MDB), Clésio da Patrulha da Água, Bebeto do Capoeirão. Nós estávamos almoçando e conversando sobre como nós poderíamos pedir uma ajuda para que a sociedade possa vir participar. Por mais que a Rota Real seja mega poderosa, milionária, eles têm que pagar a conta, são ouro-pretanos e estão preocupados também. A gente sabe da dificuldade, as pessoas não estão tendo dinheiro para ir e vir”, disse Júlio Gori.

O vereador Alex Brito (Cidadania) pediu para assinar a representação com Júlio Gori e Naércio França (Republicanos), em seguida, pediu a palavra para incentivar o pedido de gratuidade no transporte público para a manifestação de amanhã.

“O mínimo possível que a Rota Real pode fazer é disponibilizar o transporte coletivo gratuito para incentivar os movimentos sociais que são legítimos. São os movimentos sociais de 1960 e 1970, no processo de redemocratização desse país, que nós tivemos a nossa Constituição de 1988. Quem poderá pagar a conta em Ouro Preto é a população, sangrando no seu bolso. É hora de cada cidadão, de forma consciente e dentro dos protocolos sanitários, defender o direito coletivo. Rumos às ruas”, disse Naércio França.

No entanto, tanto a Rota Real quanto ao Ourotran ainda não receberam tal representação. O consórcio, em contato com a redação do Mais Minas afirmou que não é possível manifestar sobre a possibilidade da gratuidade no transporte coletivo amanhã, uma vez que este tipo de solicitação a priori deveria ser feito diretamente ao órgão gestor do município. Portanto, o departamento jurídico da empresa deverá fazer tal avaliação antes de qualquer manifestação.

O superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Ouro Preto, Jorge Kassis, disse que se a representação chegar até ele, irá solicitar a Rota Real e se posicionou favorável ao pedido da Câmara Municipal.

“Na minha opinião pessoal e como representante do órgão de trânsito municipal, sou totalmente favorável. Me coloco à disposição desde já, se eu tiver que ser o interlocutor dessa ação tão justa e tão nobre. Eu acho que os donos do consórcio Rota Real poderiam, sim, fazer isso para a população, mas a decisão precisa partir deles, podemos fazer o pedido, porém eles não são obrigados a fazer. Desde já, acho uma excelente ideia, se chegar até a mim, farei com prazer”, disse Jorge Kassis ao MM.

A nossa redação entrou em contato com Júlio Gori na manhã desta quarta-feira, 6 de outubro, perguntando se há a previsão dessa representação chegar até as partes responsáveis e o mesmo afirmou que irá tomar as devidas providências o mais rápido possível.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:08