Menu

Cinomose Canina

28/09/2017 às 23:42
Tempo de leitura
2 min

A Cinomose canina ainda é uma doença pouco conhecida da população, apesar de tão séria. É uma doença altamente contagiosa entre cães, porém não se estende ao contágio de seres humanos.

É causada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus), altamente resistente em locais secos e frios, mas também em ambientes quentes e úmidos. Acomete principalmente filhotes, podendo também atingir cães já adultos que não receberam vacinação necessária ou se encontram em estado de imunidade baixa.

Sua transmissão se dá pelo contato direto com os cães contaminados ou objetos, alimentos e ambientes que estiveram em contato com o vírus, sendo sua principal forma de contágio direto através de secreções oriundas do nariz e boca do animal.

Cinomose Canina

O animal, após ser infectado, pode apresentar sintomas como febre, vômito, diarreia, falta de apetite, apatia, corrimento nasal e ocular, entre outros. Esses sintomas podem desaparecer em até dois dias, o que acaba transmitindo uma realidade não preocupante, mas que é um dos grandes agravantes da doença, já que tarda na busca pelo tratamento. Mais adiante, esses sintomas retornam de forma mais intensa, de acordo com o nível de imunidade do animal. É importante salientar que os sintomas podem variar de animal para animal.

Diagnóstico da Cinomose Canina

O diagnóstico se dá através de exames laboratoriais, e após confirmação inicia-se o tratamento com as medicações receitadas pelo veterinário responsável.

A gravidade da doença se dá pela sua alta taxa de mortalidade, sendo que apenas 15% dos cães sobrevivem, e muitos deles com sequelas que carregarão pelo restante da vida.

É preciso que a população seja conscientizada a respeito da gravidade dessa doença, priorizando a prevenção, que é a melhor saída para acabar com essa doença, já que seu tratamento é árduo tanto para o cão, quanto para o tutor.

VACINE REGULARMENTE SEU CÃO!

Leita também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:13