23.5 C
Belo Horizonte
sábado, 24 setembro 2022

MPMG arquiva investigações sobre a empresa Saneouro, em Ouro Preto

O inquérito diz respeito ao pedido de investigação sobre supostas práticas abusivas aos direitos dos consumidores pela empresa
Portal Mais MinasOuro PretoExposição na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, inaugura as Celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil

Exposição na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, inaugura as Celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil

No coração das Minas Gerais, onde a cabeça do mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta (1792), na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, se encontra o monumento ao mártir. A estátua imponente parece testemunhar a história, na Praça Tiradentes, que se tornou, ao longo dos séculos, palco de algumas das principais manifestações do País. Ao completar 200 anos da Independência, nosso principal movimento libertário, o local se renova como cenário ideal para receber a exposição comemorativa do acontecimento: “Já Raiou a Liberdade”. A mostra, que acontece em um domo, uma estrutura cenográfica montada no centro desta Praça, será oficialmente aberta dia 2 de setembro, às 19h30, levando o público a uma viagem audiovisual, a partir de Minas Gerais, pelos principais acontecimentos que culminaram no Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, e suas consequências, desde então, para formação da civilização nacional.

Após Ouro Preto, o projeto seguirá em itinerância pelo interior do Estado, em cidades como Santa Bárbara, Nova Lima, Caeté, até chegar a Sabará. Por meio de uma experiência imersiva, o visitante será levado a pontos marcantes e fundamentais para todo o processo de transformação da colônia em um Império independente sendo norteada pelos eixos temáticos: “O sonho da liberdade”; “O Brasil vira reino”; “O Príncipe Regente”; “Brava gente brasileira”; “As lutas pela independência no Norte”; e “As tramas da Soberania”. 

Com projeto expográfico assinado por Luis Sardá, designer especialista em exposições, ambientes efêmeros e permanentes, além de desenvolvimento de museus, a mostra é uma realização da Aurum Produção e Eventos. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da AngloGold Ashanti e Copasa e apoio do Governo de Minas por meio da Fundação Clóvis Salgado e das prefeituras envolvidas.

Programa Educativo

Além da exposição, “Já Raiou a Liberdade” também desenvolve um Programa Educativo, direcionado aos estudantes das redes municipal e estadual das cidades contempladas. A proposta, que já está em andamento, conta com atividades lúdicas que correspondem às particularidades de cada faixa etária. O “Maleta Liberdade” está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em paralelo acontece a gincana virtual “Você na Independência”, com os alunos do Ensino Médio. O projeto irá premiar a escola vencedora da gincana com recursos no valor de R$10 mil ao final do ciclo da exposição, em dezembro.

Serviço

Fonte: Comunicação – Já Raiou a Liberdade

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: