Menu

Longe do Centro Histórico: conheça o “Bloco do Mato”, nascido em comunidade de Ouro Preto

22/02/2020 às 15:00
Tempo de leitura
2 min

Distante das repúblicas e dos palcos montados no Centro Histórico de Ouro Preto (MG), moradores do bairro São Cristóvão se unem para atravessar um bloco voltado para a comunidade e demais que quiserem participar. Denominado “Bloco do Mato”, o evento não é mais uma novidade para a cidade.

O “Bloco do Mato” é o único bloco de Ouro Preto em que a concentração é realizada em bairro mais afastado do Centro da cidade. O bloco é aberto para todas as pessoas que quiserem participar, e neste ano haverá show de pagode com o grupo “Tamo Junto”, por isso, quem quiser adquirir a camisa e caneca oficial do bloco e desfrutar do churrasco e bebidas terá que pagar, contudo, para quem quiser apenas curtir o show, é só chegar.

A concentração do “Bloco do Mato” está marcada para começar às 11h da manhã na rua Professor Brito Machado. Após a concentração, as pessoas que participam do bloco saem do bairro e atravessam o asfalto da rua Padre Rolim, sentido à Rua das Flores, depois passam pelo Largo do Cinema, sobem a rua Direita e encerram na Praça Tiradentes. Todo o percusso é embalado por uma banda formada por amigos do bairro, eles tocam marchinhas de carnaval . Com galhos e mato nas mãos a passeata dos foliões, que dançam a todo momento é bem agitada.

E o bloco já tem até um mascote. Todos os anos um homem misterioso apavora as crianças devido a sua fantasia de demônio.

O organizador do “Bloco do Mato”, Carlos Roberto Pedro, popularmente conhecido como Beto Kfubira, contou um pouco da história do bloco. “O Bloco do Mato” foi fundado em 1979 por um grupo de amigos que gosta de Carnaval. A gente se reunia para um bate papo da 9h às 13h, depois cada um ia para sua casa e voltava fantasiado com qualquer fantasia e daí saia alguém para pegar o mato, que é o símbolo do bloco”.

Última atualização em 09/09/2021 às 16:50