Menu

Muro de república cede e poste cai em cima da casa, em Ouro Preto

Felipe Sueth, estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é morador da república e conta como foi o corrido.
10/01/2022 às 15:10
Tempo de leitura
3 min
Foto: Redes sociais
Foto: Redes sociais

Moradores da República 4 Doses, situada no centro de Ouro Preto, levaram um susto na noite de domingo, 9 de janeiro. Por volta das 22h30, o muro da casa cedeu e um poste acabou caindo sobre a casa.

Felipe Sueth, estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é morador da república e conta como foi o corrido. Segundo ele, uma pessoa que passava pela rua, chegou a alertá-los que o muro da casa tinha chances de cair, pois havia vazamento de água.

De acordo com Felipe, a Defesa Civil Municipal foi acionada no final da tarde, por volta de 17h, mas ninguém foi até a casa.

“No momento do acidente eu estava dormindo, acordei com o chão tremendo e barulho de explosão, que no caso foi o poste que bateu na casa. Acordei já ciente que era o muro caindo pois lembrei do morador me avisando, como estava bem próximo da entrada já acordei e me atirei para o telhado. Porém graças a Deus, foi apenas um susto. Apenas o poste furou o telhado e danificou a casa”, relatou Felipe.

Haviam dois moradores e quatro pessoas de uma república amiga na casa no momento do acidente. Todos estão bem. O carro de um morador que estava na frente da casa quebrou por conta do poste que invadiu o telhado. Desde domingo está chovendo dentro da casa.

“A gente precisa muito de agilizar. Fizemos o chamado na Cemig e até agora ninguém veio aqui. Interditaram a rua e deixaram, mas tem muito morador da rua que é idoso, precisamos fazer alguma coisa. Para se ter ideia, avisei a Defesa Civil antes do ocorrido e depois eles não vieram, está complicado a situação, nada está andando. Muito ruim de serviço mesmo. Sei que Ouro Preto inteira está em calamidade, mas se a prefeitura está precisando de ajuda, precisa chamar alguém de Belo Horizonte, que seja, não pode deixar as coisas assim não”, protesta o estudante de Administração.

Uma parte do muro ainda está de pé, mas está em risco iminente de queda. Além disso, segundo Felipe, a Cemig não desligou a energia no local e está saindo um cheiro de fumaça de dentro da casa. “Estou saindo da casa com os móveis. Precisamos de ajuda rápido para tirar os entulhos. Está chovendo, vai ser complicado, mas nem a Cemig desligou a energia aqui, está com cheiro de fumaça, parece que vai queimar alguma coisa. Abriu o chamado ontem e até agora nada. Tem tudo para dar problema”, finalizou.

Imagens logo após o acidente | Vídeo: Felipe Sueth
Imagens do início da tarde de segunda-feira | Vídeo: Felipe Sueth

A reportagem do Mais Minas entrou em contato com a Defesa Civil e a Defesa Social de Ouro Preto e aguarda um posicionamento.

Em recorde de volume de chuva, com 355mm de pagua, Ouro Preto vive momentos difíceis por conta das chuvas. No último final de semana, entre os dias 8 e 9 de janeiro, 266 ocorrências foram contabilizadas pela Defesa Civil, totalizando em 466 ocorrências em todo o mês. São várias áreas afetadas no município, com deslizamentos e alagamentos.

O boletim mais recente da Defesa Civil de Ouro Preto aponta para 61 pessoas desalojadas, quatro desabrigados e uma pessoa desaparecida.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:52