27.9 C
Belo Horizonte
domingo, 29 janeiro 2023

Ouro Preto ganha projeto de prevenção à violência doméstica

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou em Ouro Preto o projeto “Chame a Frida”. A ferramenta de enfrentamento à violência doméstica e familiar é uma atendente virtual criada para acolher e orientar vítimas em situações de risco. O projeto também foi inaugurado em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O contato é via aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio dos números (31) 7595-3335 (Ouro Preto) e (31) 7595-2333 (Ribeirão das Neves).

As unidades da Polícia Civil de Minas Gerais, responsáveis pela operação do projeto, nas duas cidades, são as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams).

A delegada Celeida de Freitas Martins, titular da Deam em Ouro Preto, destaca que a iniciativa representa um meio de comunicação direto com a unidade policial. “A Frida possibilitará que as vítimas solucionem várias dúvidas, de forma automática, além de oferecer a comodidade de agendar horários para seu atendimento na Delegacia de Polícia”, observa.

Ferramenta

O Chame a Frida é um chatbot que consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual. Por meio do serviço, ainda é possível se informar sobre medidas protetivas, como solicitar o que fazer se o agressor descumprir, como ter acesso à ordem judicial expedida, tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, inteirar-se sobre os procedimentos a serem realizados em casos de agressão, entre outras questões ligadas ao tema.

Implantado pela Polícia Civil de Minas Gerais, inicialmente, em Manhuaçu, na Zona da Mata, em 2020, o projeto vem sendo ampliado para outros municípios mineiros. Agora, passa a ser realidade também em Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

Serviço

Ouro Preto (MG)
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Ouro Preto
(Avenida Juscelino Kubitschek, 63, bairro Bauxita)
Atendente Frida: (31) 7595-3335

Ribeirão das Neves
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Ribeirão das Neves
(Rua Luiza Augusta Guimarães, 150, no bairro São Pedro)
Atendente Frida: (31) 7595-2333

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: