Menu

Saneouro afirma que seu reuniu com prefeito de Ouro Preto e alguns secretários para discutir “possibilidades”

28/10/2022 às 16:35
Tempo de leitura
4 min
Manifestações em defesa da remunicipalização do serviço de abastecimento vêm ocorrendo ao longo de todo o ano - Foto: Sindicato Assufop
Manifestações em defesa da remunicipalização do serviço de abastecimento vêm ocorrendo ao longo de todo o ano - Foto: Sindicato Assufop

Conforme noticiado pelo jornal Galilé, na noite de quarta-feira (26), após a manifestação “Fora Saneouro” que aconteceu em frente ao prédio da prefeitura, o secretário de Governo de Ouro Preto, Yuri Borges, conversou com alguns moradores sobre as ações da prefeitura para a retirada da Saneouro de Ouro Preto e revelou que a concessionária o procurou na para uma negociação, fazendo uma oferta de dar um desconto de 40% na tarifa pelos próximos três meses e depois voltar ao valor integral.

Em nota à imprensa veiculada nesta sexta-feira (28), a empresa desmente o secretário de Governo, dizendo que no último dia 21 o Diretor Presidente da Saneouro, Sr. Paulo Roberto de Oliveira, participou de reunião de trabalho com o prefeito Angelo Oswaldo e alguns de seus secretários, e que nessa reunião Yuri Borges não estava presente

Além disso, a empresa alega que “na reunião de trabalho foram discutidas diversas possibilidades e soluções para alguns entraves e dificuldades administrativas, sem chegar, no entanto, a definição de qualquer forma de encaminhamento conjunto dos assuntos”.

Na última quarta-feira (26) mais uma manifestação ocorreu em Ouro Preto conta a Saneouro; essa foi a terceira somente no mês de outubro.

Na primeira manifestação ocorrida em outubro, no dia 10, centenas de pessoas caminharam até a prefeitura de Ouro Preto para protestaram contra a presença da Saneouro na cidade. A Saneouro é uma empresa que venceu a licitação no governo de Júlio Pimenta, ex-prefeito de Ouro Preto, para assumir o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário em janeiro de 2020, pelo prazo de 35 anos, em detrimento da extinção do SEMAE, que era a autarquia municipal responsável pelos serviços.

Junto com a licitação surgiu a possibilidade do pagamento da água pelo consumo no lugar da tarifa básica operacional (TBO) antes praticada. Nesse início do mês de outubro, a empresa tornou realidade essa nova cobrança de água , pelo consumo real, o que ascendeu, mais uma vez, a revolta da população, que, desde o início, reclama da tarifa praticada pela empresa e não necessariamente por pagar pelo consumo.

Na segunda manifestação registrada na cidade neste mês, ocorrida no dia 19, dezenas de pessoas levaram suas contas de água com altos valores para a prefeitura indignadas com o valor praticado no município. A manifestação terminou com um conflito entre manifestantes e a Guarda Civil Municipal, que expulsou os protestantes do prédio da prefeitura usando cassetete e spray de pimenta.

Na terceira, a mais recente, o prédio da prefeitura se manteve fechado durante o ato pacífico.

Veja a íntegra da comunicado da empresa:

ESCLARECIMENTO PÚBLICO

A diretoria da Saneouro vem a público para esclarecer que, ao contrário do noticiado pelo Secretário de Governo, informar que, na sexta-feira dia 21 de outubro, o Diretor Presidente da Saneouro Sr. Paulo Roberto de Oliveira, participou de reunião de trabalho com o prefeito Ângelo Oswaldo de Araújo Santos e alguns de seus secretários, e que o senhor Yuri Borges não estava presente. Na reunião de trabalho, foram discutidas diversas possibilidades e soluções para alguns entraves e dificuldades administrativas, sem chegar, no entanto, a definição de qualquer forma de encaminhamento conjunto dos assuntos.

Esclarecemos que qualquer medida anunciada sobre as tarifas de água não passa de mera especulação. A Saneouro continua à disposição para a construção de um diálogo assertivo na busca de uma solução duradoura definitiva.

Apesar das vozes que desejam manter a população sem serviços básicos de saneamento de qualidade, em respeito às famílias ouro-pretanas, continuaremos trabalhando e mantendo os investimentos programados pela Saneouro e todos os mais de 220 empregos gerados.

Somos uma empresa com mais de 25 anos de experiência e entendemos que, juntos com a sociedade, lideranças políticas e comunitárias comprometidas com o futuro, poderemos alcançar a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário do Munícipio de Ouro Preto.

Última atualização em 28/10/2022 às 16:36