Menu

Após 14 anos, Lula pode retornar a Ouro Preto na solenidade de 21 de abril

18/03/2017 às 03:22
Tempo de leitura
2 min
Lula - Foto: Ricardo Stuckert
Lula - Foto: Ricardo Stuckert

A cerimônia da Inconfidência, que acontece todo 21 de abril na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, pode ter a presença do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como orador. A notícia foi publicada na tarde da última sexta-feira (17 de março) pelo jornal Estado de Minas.

Apesar do Governo de Minas negar que tenha feito convite ao petista, o jornal afirma que “o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser o principal  homenageado no dia 21 de abril, em solenidade em Ouro Preto. Lula vai ser promovido a um grau maior da comenda máxima da medalha da Inconfidência, já recebida por ele em seu primeiro ano como presidente da República.”

Lula recebeu a Medalha da Inconfidência na Praça Tiradentes no 21 de abril de 2003, no seu primeiro ano de governo. Porém já esteve outras vezes na cidade. A última registrada foi em outubro de 2009. Na ocasião Lula lançou o PAC das Cidades Históricas, que também contou com a presença da então Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff e do ex-governador Aécio Neves.

A Medalha da Inconfidência foi criada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1952, onde ano a ano são atribuídas quatro modalidades de medalhas para personalidades escolhidas pelo Conselho da Medalha, formado por representantes de todos os poderes e também de instituições do estado como a Polícia Militar.

Todos os anos, a solenidade também é marcada por protestos na Praça Tiradentes feitos por movimentos sindicais de todo o Brasil.

Última atualização em 18/04/2023 às 02:32