Menu

Após 03 anos, Governo de Minas reabre o Palácio da Liberdade para o público

04/12/2018 às 09:30
Tempo de leitura
3 min

O Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo do Estado de Minas Gerais, reabre para o público a partir do próximo sábado (8/12). A reabertura do local é resultado de iniciativa conduzida pelo Iepha-MG  em parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA) e projeto museográfico da Equipe B Arquitetura, Design e Multimídias, em um trabalho de pesquisa amplo, iniciado em  2017.
O Iepha-MG, junto com a curadoria do Palácio da Liberdade, verificou detalhadamente todo o acervo do local e seu estado de conservação. Foram feitos ajustes também na estrutura – como banheiros acessíveis e local de espera para a população que ia fazer a visita – e tudo foi equacionado, observando-se as normas de segurança.
A abordagem museológica foi desenvolvida por profissionais de história, museologia, arquitetura, educação, artes visuais e comunicação com vistas à implementação de dois programas: um de visitação espontânea destinada ao público em geral e outro, educativo, direcionado especialmente às escolas públicas estaduais.
Todos terão a oportunidade de conhecer a estrutura e as principais salas, distribuídas em dois pavimentos, deste edifício. Já durante a semana, o Palácio vai receber a visita de escolas.
O acesso ao Palácio da Liberdade será permitido somente com hora marcada e o número de pessoas por grupo é limitado. A visita interna tem a duração estimada de uma hora, com grupos agendados de 30 em 30 minutos. A visitação aos sábados e domingos será das 9h às 15h.
As visitas escolares serão feitas mediante agendamento e ocorrerão em duas etapas, tendo início com uma formação dos educadores e em seguida a realização da visitação. O programa terá capacidade de atendimento para quatro turmas, nos seguintes horários: 8h às 10h10; 8h30 às 10h40; 14h às 16h10 e das 14h30 às 16h40.
Todas as inscrições e agendamentos devem ser feitos online pelos sites  www.circuitoliberdade.mg.gov.br ou appa.art.br/palaciodaliberdade e são gratuitos. Pessoas que não seguirem esse procedimento online e se apresentarem na portaria, caso tenham interesse na visita interna, terão sua visita condicionada às vagas disponíveis online.
Os contatos para escolas e visitantes são [email protected] e (31) 3224-1919 – Ramal 32 (terças e quartas-feiras, das 9h às 12h ou das 14h às 17h).
*Com informações da Agência Minas

Última atualização em 19/08/2022 às 09:54