Menu

Prefeitura de Catas Altas promove curso de Empreendedorismo no Artesanato

06/05/2019 às 09:28
Tempo de leitura
2 min

A Prefeitura de Catas Altas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu entre 26 e 29 de abril o curso de Empreendedorismo no Artesanato.

 

A atividade partiu da ideia aprimorar as potencialidades das mulheres que participam das oficinas de Bordado, Pintura em tecido e Customização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A proposta foi desenvolver as habilidades empreendedoras de cada uma e promover a diversificação econômica na cidade.

 

Durante a semana, as participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica em Brumal, em Santa Bárbara, onde são promovidos dois projetos importantes da região: “Brumal Costura e Arte” e “Tecelãs de Brumal”.

 

A visita proporcionou a troca de experiências e a percepção da prática do funcionamento de todo o processo de costura até o produto final realizado por mulheres empreendedoras.

 

No encontro com as “Tecelãs de Brumal” foi possível conhecer as máquinas de tear, além de presenciar de perto o ato de tecer e o entrelaçamento dos fios. Além dos depoimentos colhidos e acompanhamento de todo o trabalho, os encontros possibilitaram ainda o estabelecimento dos vínculos comunitários, que é uma das propostas do Cras.

 

Para completar, na visita a Brumal, as alunas também puderam presenciar o vínculo que as costureiras e tecelãs estão construindo com Catas Altas, já que vários de seus trabalhos estampam as belezas e os patrimônios locais catas-altenses. Entre eles, a Igreja do Rosário, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Bicame de Pedra e Serra do Caraça.

 

Por fim, os participantes visitaram alguns locais de produção e venda de produtos artesanais em Catas Altas.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:21