Menu

Faculdade Pitágoras oferece atendimento psicológico gratuito em BH

03/10/2019 às 16:25
Tempo de leitura
3 min

A unidade da Faculdade Pitágoras em Venda Nova iniciou o plantão psicológico,  serviço gratuito de acompanhamento da saúde mental oferecido a alunos, funcionários e comunidade em geral. Na clínica escola, estagiários e professores do curso de Psicologia acolhem os pacientes e, a partir da escuta, fazem o encaminhamento para a psicoterapia ou demais setores. O espaço físico disponibiliza de 12 consultórios preparados para realizar os atendimentos.

Para ter acesso ao atendimento, os interessados não precisam fazer agendamento prévio. Basta comparecer de segunda-feira a sexta-feira, entre 9 e 13 horas ou das 16 às 20 horas, na Rua Padre Pedro Pinto, 1.315, portando documento de identidade com foto. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Neste semestre, o projeto tem duração até o dia 30 de novembro e atende cerca de 140 pessoas diariamente. Ao todo, são dois estagiários plantonistas por turno, supervisionados por professores.

De acordo com o professor Adelson Santos, coordenador da Clínica Escola de Psicologia do Pitágoras Venda Nova, “ao oferecer gratuitamente o atendimento, a instituição se aproxima da comunidade e cumpre seu papel social. A iniciativa também permite que o estudante inicie a prática da profissão.

Durante os meses de janeiro e julho, a faculdade também disponibiliza o cadastro para pacientes que precisam de acompanhamento psicoterápico. As vagas são abertas de acordo com a demanda e o número de profissionais disponíveis para realizar o atendimento no semestre. Em média, são ofertadas de 100 a 400 vagas, as quais são preenchidas por meio de inscrição ou encaminhamento do plantão psicológico.

Psicologia e Prevenção

Um tema a ser debatido no Dia Internacional da Saúde Metal, celebrado em 10 de outubro, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), será a prevenção ao suicídio. Segundo estatísticas compiladas pela OMS, cerca de 800.000 pessoas por ano dão fim à própria vida. A cada 40 segundos uma pessoa morre com a prática.

Além disso, no mundo, o suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos de idade. Por isso, é tão importante estabelecer mecanismos de prevenção. No Brasil, os últimos dados da OMS, de 2016, demonstram uma taxa de 9,7 mortes a cada 100.000 habitantes.

Para o coordenador Adelson, a depressão é também um dos fatores que contribuem para o suicídio. Quando os pacientes chegam à Clínica de Psicologia do Pitágoras Venda Nova e identificamos o estado de depressão, por ser um problema que necessita de tratamento medicamentoso, fazemos o encaminhamento aos profissionais de psiquiatria das diversas redes de saúde, privadas ou não. A ajuda que prestamos também está associada à prevenção.

Atendimento gratuito de Psicologia

Local: Faculdade Pitágoras Venda Nova – Clínica Escola de Psicologia
Endereço: Rua Padre Pedro Pinto, 1.315, Venda Nova
Contato: (31) 3055-1332.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/09/2021 às 13:06