Menu

Jorge Ben Jor fará show gratuito em comemoração aos 122 anos de Belo Horizonte; veja a programação

27/11/2019 às 22:25
Tempo de leitura
8 min

Belo Horizonte completará 122 anos no dia 12 de dezembro, e a Belotur está preparando uma extensa e especial programação para comemorar a data. A partir do dia 6, a capital mineira terá pelas ruas, praças e pontos turísticos diversos eventos culturais gratuitos.

Um dos destaques é o show de Jorge Ben Jor, no dia 12, na Praça da Estação. Os eventos são promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Ao pensar a programação especial de aniversário da cidade, o secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, destaca que “uma cidade não é apenas resultado de uma adaptação ao meio físico, ela reflete estruturas sociais e opções culturais de um povo, reproduzem uma maneira de lidar com a vida material e intelectual ao longo de sua história. Cabe ao poder público qualificar e ampliar esta inserção de modo a incluir democraticamente toda sua população, indistintamente”.

Nas ações do turismo, destacam-se city tours, inauguração da Árvore de Natal da cidade e novas lunetas para apreciação da Lagoa da Pampulha. “Reunimos várias entregas para comemorar o 122º aniversário de Belo Horizonte. Moradores e turistas poderão conhecer ainda mais os encantos desta capital surpreendente, com uma programação rica, que destaca nossos atrativos turísticos e nossa gastronomia”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Programação do Aniversário de Belo Horizonte 2019

– 6 a 8 de dezembro – Descontorno Cultural e Circuito Municipal de Cultura

– 6 de dezembro – Palestra ‘Belo Horizonte: 122 anos de História e Gastronomia’

– 7, 8, 14 e 15 de dezembro – City Tour: Belo Horizonte Surpreendente

– 8 de dezembro – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

– 10 de dezembro – Lançamento do projeto Territórios e Redes Criativas – ‘Painel: Territórios Criativos e Redes’

– 11 de dezembro –  Lançamento do projeto Territórios e Redes Criativas – Rolezin Lagoinha

– 12 de dezembro – Lançamento do Circuito Municipal de Cultura apresenta performance em videomapping de VJ Suave e show de Jorge Ben Jor

– 12 de dezembro – Inauguração de Lunetas na Orla da Lagoa da Pampulha

– 12 de dezembro – Inauguração da Árvore de Natal

– 14 e 15 de dezembro – Final Nacional do Duelo de MC’s

Descontorno Cultural

Abrindo as comemorações de aniversário, de 6 a 8 de dezembro, o Descontorno Cultural chega à sua 6ª edição com o tema “A cultura circulando por toda a cidade”. O festival integra as políticas públicas de acesso, descentralização e formação, e busca dar visibilidade e fortalecer os artistas da cidade como protagonistas culturais, além de celebrar as ações desenvolvidas ao longo de todo o ano nos centros culturais municipais.

A 6ª edição trará mais de 200 atrações gratuitas, de diferentes linguagens artísticas, do público infantil ao idoso, que ocuparão os 17 centros culturais da cidade, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e o Viaduto Santa Tereza.

Durante os três dias de evento, vans e ônibus farão o transporte do público, de forma gratuita, por todos os palcos do festival. Entre as atrações, estão Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Viluji Rap, Groove da Esquina, Edu Pio, Grupo Calangos e Cia El Indivíduo.

Circuito Municipal de Cultura

O lançamento do Circuito Municipal de Cultura promove a democratização do acesso a uma ampla programação artística-cultural, por meio da valorização da produção local e de atrações relevantes do cenário cultural brasileiro em todas as regiões da cidade.

Para o aniversário da cidade, nos dias 6, 7 e 8, o Circuito Municipal de Cultura em parceria com o Descontorno Cultural, ocupa o Viaduto Santa Tereza e nove centros culturais com atrações como Rincon Sapiência, Tamara Franklin, Orquestra Ouro Preto e Pigmaleão. O Circuito realiza no dia 12, na Praça da Estação, performance em videomapping Roda de Força, VJ Suave, e show do cantor e compositor Jorge Ben Jor.

O Circuito Municipal de Cultura contempla o teatro, dança, circo, música, audiovisual, culturas tradicionais e populares, artes visuais e literatura e irá ocupar, nos próximos 12 meses, equipamentos culturais, parques e praças da cidade, além da Zona Cultural Praça da Estação. Nesse período, ele trará mais de 150 atrações artísticas e formativas locais, estaduais e nacionais.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a organização da sociedade civil selecionada via edital público, o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Praça JK receberá, no domingo, dia 8, às 11h, um concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Considerada uma das mais ativas do país, ela cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais.

Seu atual regente titular é Silvio Viegas e sua performance executa repertório que abrange do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular. No programa do concerto estarão sucessos do compositor e maestro americano John Williams com músicas que marcaram o cinema nas trilhas de “A Lista de Schindler”, “Superman” e “Star Wars”, além de compositores como Tchaikovsky, Ravel, e Fred Natalino.

Duelo de MCs Nacional

Nos dias 14 e 15, Belo Horizonte recebe a Final do Duelo de MCs Nacional, maior batalha de rimas improvisadas da cultura Hip Hop brasileira. Pela primeira vez, o evento acontece no palco da Praça da Estação e, além dos duelos, terá apresentações de artistas de projeção nacional como Clara Lima, César MC, Tássia Reis, Stefanie e Hot e Oreia.

O processo seletivo da competição vem sendo realizado desde maio deste ano e já passou por todo o país com etapas em batalhas locais, estaduais e regionais, que classificaram 16 finalistas. Realizada desde 2012 pela Família de Rua, neste ano, a 8ª edição do Duelo de MCs Nacional tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal da Cultura.

Palestra ‘Belo Horizonte: 122 anos de história e gastronomia’

No dia 6, às 10h, a Belotur oferece uma palestra com a guia de turismo e historiadora da Belotur Neuma Horta, que abordará os 122 anos da cidade e sua relação com a gastronomia. Os convidados participarão de um café da manhã na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1.212), em homenagem ao título de Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, recentemente conquistado por Belo Horizonte.

City Tour: Belo Horizonte surpreendente

A Belotur promoverá quatro dias de city tours (7, 8, 14 e 15) gratuitos e abertos para o público geral. As inscrições devem ser feitas pela Sympla (link será divulgado em breve). O objetivo é estimular o sentimento de pertencimento e de amor à cidade, visando a valorização e fruição dos seus atrativos, bem como a preservação e difusão do patrimônio, tornando a cidade receptiva e hospitaleira.

Durante os passeios, conduzidos por guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo, os participantes terão oportunidade de conhecer a história de diversos pontos turísticos da capital mineira, de acordo com o trajeto escolhido previamente. Cada visita tem duração média de 3 a 4 horas e contarão com experiências gastronômicas.

Lançamento do projeto Territórios e redes criativas – Etapa Lagoinha

Busca sensibilizar moradores e empreendedores de Belo Horizonte para o desenvolvimento de iniciativas que impulsionem o turismo de experiência e fomentem a criação de redes de negócios criativos. A primeira etapa abrange o território da Lagoinha e visa valorizar a identidade do bairro e seu entorno, estimulando negócios criativos voltados para o desenvolvimento da região.

No dia 10 acontece o ‘Painel Territórios Criativos e Redes’, na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1212), e no dia 11, o ‘Rolezin Lagoinha’, um walking tour pelas ruas da região.

Inauguração de Lunetas na Orla da Lagoa da Pampulha

Com o objetivo de valorizar ainda mais a paisagem urbana, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de Belotur, vem oferecer uma opção para quem quer observar com mais detalhes o aclamado horizonte. Em comemoração ao aniversário da capital, no dia 12, o Conjunto Moderno da Pampulha ganhará 6 lunetas de observação terrestre, instaladas na orla da lagoa: península, Mirante Bandeirantes, Mirante São Luís, Vertedouro, Mirante Santa Rosa e Mirante Biguá. Também dentro do projeto, a Belotur irá repor as duas lunetas da rua Sapucaí.

Inauguração da Árvore de Natal

A inauguração da Árvore de Natal da cidade, uma ação da BHIP em parceria com a 98FM e apoio institucional da Belotur, está prevista para o dia 12. A Árvore será montada na torre da 98FM, que fica na Serra do Curral, bairro Belvedere, e pode ser apreciada por toda cidade.

Leia também: Esplanada do Mineirão recebe 8ª edição do Festival Sensacional!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 16/09/2021 às 19:12