Menu

Programa PAC das Encostas é retomado em Ouro Preto

13/02/2020 às 09:45
Tempo de leitura
2 min

Em 2012, a Prefeitura de Ouro Preto recebeu um repasse do Governo Federal no valor de R$ 35 milhões para investir em áreas onde há risco de deslizamento de encostas. No entanto, até o ano de 2016, este recurso não havia sido utilizado. Somente em 2017, quando a atual gestão assumiu o governo, deu-se início a retomada desse trabalho junto ao Governo Federal.

Este recurso faz parte do PAC das Encostas, que veio por meio de um mapeamento realizado pela Companhia de Pesquisa de Recursos de Minerais em Ouro Preto e mais 18 cidades do Estado. Há quase três anos, a Prefeitura tem trabalhado para que as ações previstas no programa sejam executadas no município, porém desde quando se iniciou os trabalhos vários desafios foram encontrados.

“Ao fazermos a contratação dos projetos para dar andamento às obras, verificamos que não havia Sondagem Rotativa à Percussão. E a área técnica do Ministério das Cidades exige que tenha este tipo de Sondagem. Sendo assim, como se trata de uma intervenção muito importante para o município , a Secretaria de Obras, com o aval do prefeito, montou um processo licitatório para contratação de uma empresa para realizar a Sondagem. Caso esse trabalho já estivesse sido realizado em 2012, as obras já teriam avançado bastante”, explicou a Coordenadora de Convênios da Prefeitura de Ouro Preto, Cynara Perdigão.

Por meio do Convênio do PAC das Encostas estão previstas intervenções em 20 áreas de contenções onde se constatou alto risco de deslizamento. Durante as intervenções, serão empregadas soluções técnicas como solo grampeado, cortinas atirantadas, muros de arrimo e drenagem.

Até o momento, já foi realizado o projeto de diagnóstico e a proposição do que deverá ser executado para posteriormente dar inicio às obras de contenção.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 09/09/2021 às 16:51