Menu

15 anos do Google Maps

16/02/2020 às 00:36
Tempo de leitura
3 min

No passado, procurar endereços em mapas de papel fazia parte do cotidiano das pessoas. Hoje, o papel deixou de ser utilizado para esta função… as pessoas olham para seus smartphones e, provavelmente, muitas vezes usam o guia do Google.

Quando o Google Maps foi lançado há 15 anos, ninguém sabia o quão poderoso e onipresente o serviço de mapas viria a se tornar. Hoje, o Google Maps está em quase todos os bolsos: dificilmente você pode se perder com a determinação da posição do GPS. Os engarrafamentos são exibidos em tempo real. As fotos e imagens de satélite das câmeras do Street View mostram os arredores, de modo que o serviço agora também serve como um guia de viagem gigante.

Se “quem tem boca vai a Roma” (há quem diga que o ditado correto é “quem tem boca vaia Roma”), quem tem o Google Maps, vai a Roma, vaia Roma e dá a volta ao mundo.

O serviço do Google foi lançado precisamente em 8 de fevereiro de 2005, nos Estados Unidos. Dois anos depois chegou ao Brasil. De lá para cá, o serviço cresceu e ganhou funções extras, tornando-se o mapa mais usado na tela do computador. Quando a Apple lançou o iPhone em 2007, o app do Google Maps já foi pré-instalado – e logo depois expandiu-se para smartphones de sistema Android. Isso não escapou à concorrência: a Nokia, na época ainda líder mundial em telefonia móvel, comprou o provedor de mapas Navteq em 2007 para bater de frente com o serviço do Google, porém sem muito sucesso.

Enquanto isso, o Google começou a coletar seus próprios dados de mapa com veículos de câmera. Isso também deu origem ao serviço Street View com fotos das ruas. Atualmente a empresa segue trabalhando para ampliar ainda mais o serviço de mapas, como a função de “realidade aumentada”, nas quais as informações são exibidas na tela em ambientes reais, porém sem previsão de lançamento.

Nos últimos dias, para celebrar o aniversário de 15 anos do GMaps, o Google lançou novos recursos para o aplicativo como o ícone repaginado, um pin nas quatro cores do Google. Também foi incluído a opção de “contribuir”, na parte inferior do app, onde é possível editar mapa, adicionar lugares, avaliar estabelecimentos comerciais e adicionar foto.

COMENTÁRIOS