Menu

Trecho que liga Ouro Preto a São Bartolomeu é interditado e pista de Santa Rita é parcialmente liberada

02/03/2020 às 14:26
Tempo de leitura
3 min

Minas Gerais amanheceu com chuvas novamente e os estragos estão sendo acompanhados pela Defesa Civil de cada município. Em Ouro Preto, um distrito ficou ilhado e outro teve o trânsito interrompido em uma das vias.  A estrada que liga Santa Rita de Ouro Preto à sua sede foi interditada na manhã desta segunda-feira (02) após o deslizamento de uma barranceira que fica às margens da estrada. Além de terra, muitas pedras impediram o tráfego de veículos no local.

A Defesa Civil trabalhou durante toda manhã para desobstruir a pista, no entanto, devido a chuva contínua, o trânsito foi parcialmente liberado. Segundo Neri Moutinho, coordenador da Defesa Civil do município, “Está chovendo muito, está bem úmido a terra que desceu, então nós achamos melhor parar por enquanto, dando passagem aos moradores que estavam praticamente ilhados lá”, disse Moutinho a reportagem do portal Mais Minas. Neri também alerta que “Há risco de descer mais um pouco. Com essa terra que ficou lá, se descer o impacto vai ser menor e vai parar de descer”.

Outra estrada que permanece obstruída até a tarde desta segunda-feira é a  que liga o distrito de São Bartolomeu a Ouro Preto. “Em São Bartolomeu nós vamos ter que aguardar porque é um volume muito grande de terra que desceu obstruindo a passagem, e não é aconselhável mexer nesse material no momento, porque é uma mistura de argila com terra, então é muito escorregadio. O trânsito está interrompido no Bico de Pedra aqui, entrando a direita, depois do trevo de Ouro Preto”, afirmou o coordenador da Defesa Civil sobre o distrito.

Deslizamento de terra em São Bartolomeu (Ouro Preto).

Crédito da foto: Defesa Civil

Ainda na tarde de hoje, em Ouro Preto, a Defesa Civil está atendendo à uma ocorrência. Trata-se de um muro que acabou de desabar na rua Professor Alberto Barbosa, localizada no bairro São Cristóvão: “Estamos nos deslocando para lá agora”, disse Neri.

A Defesa Civil da cidade histórica está dividida em duas equipes, a segunda equipe não estava na sede, segundo Moutinho, pois provavelmente estava atendendo outras demandas decorrentes da chuva ainda de desconhecimento dele.

Em caso de deslizamentos de terra ou quaisquer outras ocorrências, o primeiro órgão a ser informado deve ser a Defesa Civil. Neri Moutinho deixa algumas orientações aos ouro-pretanos: “Nós recomendamos às pessoas a ficarem bem atentas! Nós esperamos chuva até quarta-feira (04). Nesse final de semana choveu mais de 100 milímetros em Ouro Preto, e com certeza ainda vai surgir mais ocorrências, porque o solo ainda está bastante encharcado. Eu oriento as pessoa sem caso de rolamento de blocos, surgimento de água turva, que entrem em contato com a Defesa Civil. Caso não consiga falar no nosso telefone, pode enviar mensagem no nosso Whatssap que é o 03135593121”.

Telefone da Defesa Civil de Ouro Preto: (31)- 35593121.

Leia também: Minas Gerais tem previsão de chuva para toda a semana.

Última atualização em 09/09/2021 às 16:50