Menu

ENEM 2022: Provas serão nos próximos dias 13 e 20; confira o que levar

03/11/2022 às 08:59
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Nos próximos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos, acontecerão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Os candidatos inscritos, desde o início de 2022, já podem acessar por meio do CPF de Login e da senha cadastrada no site do INEP, na Página do Participante, os locais e os horários das provas.

É importante salientar que os portões serão abertos uma hora antes do início das aplicações, às 12 horas, mas o Inep recomenda que se chegue antes da abertura para que não haja problemas, pois o atraso é certeza de eliminação e, após o horário estabelecido de fechamento, às 13 horas, não será possível entrar no local, todos conforme o horário de Brasília/ DF. Não deixe de ler as instruções em cima da hora, são 18 dias de antecedência para que os candidatos possam confirmar todos os dados antes de ir às provas. As cidades grandes e as capitais são historicamente famosas por atrasos de candidatos, por motivo da distância das provas ou por transportes. Por isso, vale a pena conferir os meios necessários para ir a tal lugar no dia das provas. Além disso, o cartão de confirmação, disponível na Página do Participante, onde há os dados dos locais de prova, poderá ser impresso e levado no dia da prova, não é obrigatório, mas é recomendado pelo INEP.

Para o dia da aplicação serão necessários documentos originais com fotos, documentos sem a fotografia do individuo não serão aceitos. Exemplos são: Carteira de Identidade expedida por órgãos competentes, Carteira de Trabalho, Documentos Digitais com foto, Passaporte e Carteira de Habilitação Nacional. O primeiro dia das provas contará com as áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Já o segundo dia, apresentará ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e as suas tecnologias, ambas com 45 questões objetivas e de múltipla escolha.

Dicas para o Dia da aplicação e instruções

Na edição de 2022 serão um total de quase 4 milhões de pessoas aptas a fazer a prova, por isso será um dia de muita movimentação. Logo, sendo uma prova de muita resistência e por um longo período de tempo, totalizando 5 horas e 30 minutos no primeiro dia e 5 horas no segundo, é importante verificar às instruções. Nos dois dias serão necessários o uso de máscaras para a prevenção do vírus Covid-19 e o local estará totalmente higienizado. Confira abaixo instruções e dicas para os dias 13 e 20 de Novembro:

  • Leve um garra da água transparente, sem rótulo, e um lanche de modo visível.
  • Leve 4 canetas ou mais, de tinta preta estereográfica e transparentes.
  • É opcional levar o seu próprio álcool gel.
  • Após o final das provas não será possível utilizar os banheiros.
  • Se o seu celular ou qualquer aparelho eletrônico tocar, depois do fechamento dos portões , mesmo dentro do envelope porta-objetos, você será eliminado.
  • Não portar, ao ingressar na sala de aula, fora do envelope porta-objetos, aparelhos ou objetos não estabelecidos para o procedimento das provas.
  • os três últimos candidatos deverão sair juntos.
  • Após às 15:30 será possível a saída das provas sem o cadernos de questões.
  • Após às 18:30 será possível a saída com o cadernos de questões.
  • As redações devem ter no mínimo 7 linhas.

COMENTÁRIOS