Menu

Cinema brasileiro celebrado no Brasil e no Mundo

18/07/2019 às 15:52
Tempo de leitura
3 min

O cinema é uma arte que o Brasil celebra e que o mundo lhe reconhece. Não são poucos os filmes provenientes deste país que conquistam um lugar de fala entre pessoas de outras nacionalidades ou são, mesmo, propostos para grandes galardões internacionais.

Ao longo das últimas décadas, o cinema do Brasil tem feito furor. Com um estilo muito próprio e narrativas fortes, recheadas de personagens redondas, estes filmes têm cativado pessoas em todo o mundo e servido, inclusivamente, para criar um maior apelo turístico por regiões brasileiras como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Alguns dos filmes criados no Brasil são, hoje, considerados incontornáveis pelos críticos internacionais, ocupando, inclusivamente, um lugar entre a seleção rigorosa da Netflix.

Cinema brasileiro celebrado no Brasil e no Mundo

Crédito da foto: divulgação

Quando o Brasil conquista o cenário internacional

As mais recentes produções cinematográficas brasileiras não escaparam ao olhar atento das grandes marcas internacionais e, por isso mesmo, existe uma lista fantástica de filmes do Brasil na Netflix.
Estes filmes recentes têm narrativas densas e recheadas de emoção, contadas por atores de topo, que dão vida a personagens inesquecíveis.

Ao longo da história brasileira, no entanto, outros filmes tinham já chegado ao interesse internacional, não fosse o Brasil um país com inúmeras nomeações nos Óscares. Das nomeações para os Óscares, fica na memória “Orpheu Negro”, o único filme em língua portuguesa a conquistar o galardão de “Melhor Filme Estrangeiro”. Mas, além deste, também a nomeação de “O Beijo da Mulher-Aranha” ou da curta-metragem de animação “Gone Nutty” ficam na memória dos brasileiros.

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Sendo o cinema uma arte tão importante para o público brasileiro, o mesmo não poderia deixar de ser celebrado também nacionalmente.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será uma cerimônia de entrega de prêmios em 30 categorias distintas, realizada no Theatro Municipal, em São Paulo, no próximo dia 14 de agosto.

Com um olhar sempre presente no futuro, também a cerimônia de 2020 está já planeada e será realizada na Sala São Paulo, alterando o local mas não o espírito que permeia esta entrega de galardões, que conta com a organização pela Academia Brasileira do Cinema.

Bem representada no Brasil, a sétima arte sagra-se neste que é o principal evento brasileiro e que serve como uma janela para a difusão das produções nacionais, na medida em que a academia brasileira é responsável pela indicação dos títulos para que possam marcar presença em prêmios internacionais de renome, tal como os Óscares e o Goya.

Esta vai ser a edição número 43 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e que precede a aclamada Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Vale a pena salientar que a 43ª edição deste prêmio contará com emissão televisiva e via streaming, respetivamente através do Canal Brasil e do Canal Brasil Play.

O cinema é, na atualidade, sem qualquer dúvida, um dos principais motivos de orgulho do povo brasileiro, ajudando a levar a realidade deste país até ao resto do globo e mostrando as suas valências.