The news is by your side.

Como limpar panela Mineira?

A panela mineira exige alguns procedimentos na hora da limpeza, por isso separamos as principais instruções para te ajudar a realizar essa tarefa. 

Dicas para limpar a panela mineira

A panela mineira é produzida a partir do ferro, por isso é preciso ficar atento aos cuidados que esse material exige, e seguir as principais dicas, como por exemplo:

Fazer uso de sabão neutro

É recomendado apenas o uso de sabão neutro, pois as panelas de ferro podem reter algumas substâncias de outros produtos, como o detergente por exemplo. 

Além disso, garantem a remoção das partículas de gordura da panela de forma eficiente e sem prejudicar o utensílio, o que contribui para a higiene e manutenção da panela. 

Usar esponjas macias

Para esfregar a panela mineira é preciso usar esponjas macias e evitar ao máximo passar a palha de aço, pois tiram a camada antiaderente da panela e desgastam o utensílio.

Ademais, as partes lisas das esponjas são o suficiente para remover os restos de alimentos que ficaram na panela, pois esse tipo de material não permite que as comidas grudem facilmente nas suas bordas e fundo. 

Água quente

Uma dica importante que facilita a tarefa de limpar a panela mineira é passar água quente ou deixar o utensílio de molho por um tempo, pois assim os restos de comida serão removidos com mais facilidade. 

Sendo assim, não é necessário ter um desgaste físico e perda de tempo para esfregar as panelas. 

Por que deixar secar no fogo a panela mineira?

Um dos principais cuidados que devem ser tomados com a panela de ferro é garantir que ela seja secada da maneira adequada antes de ser guardada. 

Isso se dá porque a panela de ferro é propícia a juntar ferrugem, pois essa oxidação acontece a partir da junção do oxigênio da água e do ar. 

Dessa forma, para evitar que a panela sofra esse processo é preciso secá-la ou no fogo ou embaixo do sol, pois dessa forma toda a água será evaporada. 

Cuidados necessários 

Alguns cuidados são necessários para que a panela mineira dure por mais tempo e com a qualidade uma nova. 

Não deixar alimentos guardados dentro da panela

É preciso evitar deixar alimentos guardados dentro da panela de ferro, pois isso pode modificar a aparência da própria comida. Isso ocorre devido às propriedades do metal que oxidam facilmente. 

Além disso, pode prejudicar a panela e deixá-la com marcas de ferrugem.

Sabendo disso, o melhor a se fazer é retirar as sobras dos alimentos que ficaram na panela e colocá-los em potes se deseja guardá-los ainda. Logo em seguida, é preciso já realizar a lavagem do utensílio. 

Realize processos de “cura” da panela

As panelas de ferro precisam passar por procedimentos de “cura” que consistem em renovar com óleos vegetais a camada protetora do fundo do recipiente.

Para esse processo é preciso levar a panela até o fogo e aquecer com água e sabão, após ter ocorrido a secagem do utensílio é necessário passar uma camada de óleo com uma folha de papel. 

Para finalizar, a panela precisa ser levada ao fogo, virada para baixo e coberta por uma folha de alumínio.  

Assim, após a panela estar fria novamente o processo de “cura” terá sido efetivado. 

Remover a ferrugem

As ferrugens mais superficiais podem ser removidas apenas esfregando a panela com a parte lisa da esponja e sabão neutro. 

Entretanto, há casos em que é preciso usar outros produtos para facilitar essa remoção, entre os mais indicados estão: vinagre, ácido fosfórico e bicarbonato de sódio. 

Para usá-los é preciso diluir em água e esfregar com as esponjas que já foram recomendadas acima.

Conclusão

As panelas de ferro exigem certos cuidados tanto na hora de manuseá-las, quanto no momento de lavar, secar e guardar. Sendo assim, é preciso levar esses requisitos em consideração se deseja que o utensílio dure por mais tempo e com a qualidade de um novo.

Por certo, as panelas de ferro sempre foram importantes para a culinária, pois são excelentes materiais que ajudam a realizar as mais deliciosas comidas. 

Dessa forma, se você busca meios de garantir que a panela mineira não sofra nenhum desgaste ou prejuízo, é preciso seguir e realizar os procedimentos que foram indicados neste artigo.