A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, anuncia a segunda edição do concurso Prato Junino, que faz parte da programação do Arraial de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia Mineira e as faculdades de gastronomia UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac. A grande novidade deste ano é a homenagem que os acadêmicos prestarão ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no mês de abril deste ano.
“Esse concurso cultural de gastronomia junina proporciona e consolida a requalificação do setor dentro do Arraial de Belo Horizonte, além de integrar a cadeia produtiva, ampliar e diversificar o público do evento, bem como a própria divulgação e promoção dos festejos juninos da capital mineira”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro.
Ao todo, 40 pratos foram inscritos e as seletivas acontecem a partir do dia 3 de junho. A comissão julgadora levará em consideração aspectos como a relevância ao tema, a presença de ingredientes típicos dessa época, além dos quesitos técnicos, a inovação e economicidade. Além disso, os participantes deverão criar suas receitas com alguma alusão à história de Dona Lucinha e seu legado gastronômico como, por exemplo, referências ao Serro, sua terra natal, a algum ingrediente presente na sua cozinha, seja na apresentação, conceito ou nome do prato.
O resultado será apresentado para toda a cidade em evento público a partir das 9h do dia 15 de junho, em local a definir. Os vencedores comercializarão seus pratos na Vila Gastronômica, espaço de destaque da gastronomia no Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação, planejadas para os dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho deste ano.
O júri técnico das seletivas é formado por Eduardo Avelar, chef de cozinha, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, Mariana Correa, da Confeitaria francesa La Parisserie, Isabela Lapa, fundadora do blog Coisas de Mineiro, e por Jadison Nantes, da Gerência de Culturas Populares e Urbanas da Fundação Municipal de Cultura.
Confira abaixo a programação das seletivas do concurso Prato Junino 2019:
Data |
Faculdade |
Local |
Hora |
3/6 |
Senac |
Rua dos Tupinambás, 1.086 – Centro |
14h às 16h |
5/6 |
Estácio de Sá |
Rua Erê, 207 – Prado |
10h30 às 12h30 |
6/6 |
UNA II |
Av. João Pinheiro, 580 |
15h às 17h |
6/6 |
Pitágoras |
Rua Timbiras, 1.375 – Funcionários |
19h às 21h |
7/6 |
Promove |
Rua Sarzedo, 31 – Prado |
14h às 16h |
O concurso
Cada faculdade de gastronomia seleciona os acadêmicos por equipes que elaboram um prato típico da culinária junina que será escolhido nas seletivas. Os vencedores poderão comercializar seu prato durante a programação do Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação.
Todas as faculdades deverão obedecer ao regulamento do concurso, que orienta na elaboração dos pratos, bem como garante a equidade de condições e imparcialidade nas seletivas finais pela comissão julgadora, formada por representantes do poder público, da Frente da Gastronomia Mineira e chefs.