Menu

Empresa lança projeto de aprendizagem “Tinkering” em Santos Dumont

16/08/2019 às 17:05
Tempo de leitura
5 min

A fim de promover a educação de qualidade, o Ministério da Cidadania, a Dow e a Evoluir – Educação Transformadora se uniram para lançar o programa educacional Tinkering. A iniciativa busca tornar o aprendizado mais significativo para os estudantes das redes municipais de ensino.

As sessões de capacitação dos educadores acontecem nos dias 20 e 21/08, entre 17h30 e 21h30, no Colégio Municipal São José, na cidade de Santos Dummont (MG). As escolas participantes da ação no município são Conceição Do Formoso, Fagundes Neto, Jacinto Santos, João Mazilão, Joaquim Chaves, José Campos Henriques, José Carlos De Paula, Malaque Neif Haddad, Maria Aparecida Dias, Maria Cândida, Maria Da Glória De Carvalho Villanova, Osório Azevedo, São José, Victor Bittencourt, Vigário Raimundo e Villa De Campo Alegre.

O programa se apoia em uma forma de trabalho que é conhecida como “educação mão na massa” – tinkering, maker ou hands-on – e explora atividades em que o participante é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia. O material de suporte para as atividades propostas é entregue numa caixa estilizada que contém manuais/tutoriais e uma série de itens para a montagem de objetos experimentais. A ação deve reunir 40 professores e gestores do município, além de representantes da rede municipal de ensino.

“Promover possibilidades para que os educadores possam desenvolver seus alunos é a base do futuro. São dessas aulas que sairão futuros engenheiros, educadores e tantos outros profissionais que terão a capacidade de lidar com imprevistos e de criar projetos a partir do nada. E é nisso que a Dow acredita, num futuro promissor para os jovens e em docentes motivados a oferecer o melhor”, afirma Eleni Gritzapis, diretora de comunicação Dow.

Kits educacionais

Através da Tinkering, kits serão entregues aos educadores, são chamados de T-BOX e são compostos por diversos materiais e objetos para a realização de inúmeras atividades criativas, sendo estes categorizados entre “eletrônicos”, “ferramental” e “estrutural”. Entre os “eletrônicos”, estão equipamentos como suportes de baterias e pilhas, LEDs e motores. Já entre as “ferramentas”, há alicate, chave Philips, chave de fenda, trena e outros. Por sua vez, os “estruturais” têm palitos de madeira, canudos de papel, arames, barbantes e outros acessórios.

As ações com escolas, que se estendem ao longo de 2019, beneficiarão um grande número de crianças no município de Santos Dumont, as quais terão contato com atividades de ensino e aprendizagem criativa, crítica, colaborativa e experiencial a partir do manuseio, corte, colagem, montagem e remontagem de objetos do cotidiano.

Plataforma EAD de aprimoramento para os professores

Para a potencialização das atividades presenciais contidas no projeto Tinkering, em agosto será lançada a plataforma http://tinkerlab.com.br/, que vai disponibilizar a apresentação do projeto com conceitos, textos e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.

1ª Formação de educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santos Dumont – Programa ‘Tinkering’:

Data: Dia 20/08, das 17h30 às 21h30

Local: Colégio Municipal São José, na cidade de Santos Dummont (MG)

Escolas participantes do projeto:

Conceição Do Formoso, Fagundes Neto, Jacinto Santos, João Mazilão, Joaquim Chaves, José Campos Henriques, José Carlos De Paula, Malaque Neif Haddad, Maria Aparecida Dias, Maria Cândida, Maria Da Glória De Carvalho Villanova, Osório Azevedo, São José, Victor Bittencourt, Vigário Raimundo e Villa De Campo Alegre

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 22 anos no mercado, a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada
em criar conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

Sobre a Dow

A Dow está presente no Brasil desde 1956. A companhia reúne atualmente cerca de 2.700 funcionários em suas 11 instalações, incluindo 9 unidades de produção em Aratu (BA), Breu Branco (PA), Campinas (SP), Guarujá (SP), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Palmyra (PA), Santa Vitória (MG) e Santos Dumont (MG), atendendo a clientes nos mercados de embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A Dow opera 18 complexos de manufatura em 4 países da América Latina e entregou vendas líquidas proforma de US $ 4,9 bilhões em 2018. Mais informações sobre a empresa e sua tese de investimento estão disponíveis em seu novo website de Relações com Investidores: investors.dow.com.

A Dow (NYSE: DOW) combina um dos mais amplos portfólios de tecnologia do setor com integração de ativos, inovação focada e escala global para alavancar um crescimento rentável e se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável.

O portfólio da Dow em materiais de desempenho, intermediários industriais e plásticos oferecem uma ampla gama de produtos e soluções diferenciadas baseadas na ciência para nossos clientes em segmentos de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Companhia opera 113 fábricas em 31 países e emprega aproximadamente 37.000 funcionários. A empresa teve vendas pro forma de aproximadamente US$ 50 bilhões em 2018.

Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

COMENTÁRIOS