Menu

Laboratório da FAOP oferece serviços de restauração e laudos técnicos para obras públicas e particulares

11/03/2020 às 18:50
Tempo de leitura
2 min

Voltado para acervos públicos e particulares, o Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio | Labcor da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP presta serviços no campo da restauração de bens integrados móveis e imóveis, além de laudos técnicos que oferecem diagnósticos das obras.

Inaugurado no fim de 2018, o Labcor conta com equipamentos e materiais de última geração, o que permite a recuperação precisa dos bens culturais restaurados. A infraestrutura é fruto de convênio com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais | Codemge. A presidente da FAOP, Julia Mitraud, destaca que “o Laboratório é uma iniciativa focada na melhoria do aparato técnico e científico destinado à conservação de bens. Tudo isso é fundamental para que a cultura continue sendo preservada e para que as comunidades resguardem suas memórias”.

A coordenadora do Laboratório, Bianca Monticelli, explica os serviços oferecidos. “No Labcor são restauradas peças em suporte de madeira, como esculturas devocionais em madeira dourada e policromada; em suporte de papel, como códices manuscritos, gravuras e diplomas; e pinturas de cavalete. O Laboratório está aberto para prestar serviços para todo público, elaborando projetos, orçamentos e laudos químicos, tanto para instituições e empresas quanto para a população em geral que busca o resgate da sua identidade e história. Quem buscar os serviços vai encontrar um ambiente totalmente adequado e capacitado com vários equipamentos para conservação e restauro, assim como equipamentos modernos para a elaboração dos laudos das análises químicas, como o analisador portátil de raio X e o espectrômetro de infravermelho, que nos permitem uma análise mais profunda e completa da composição dos elementos de cada obra”, ressalta.

O Labcor está localizado na Casa do Rosário da FAOP, na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. Interessados nos serviços podem entrar em contato pelo telefone (31) 3552-2480 ou e-mail: [email protected].