Menu

Novos projetos em Uberlândia vão gerar 600 empregos em Minas Gerais

25/03/2018 às 20:23
Tempo de leitura
4 min

A multinacional Cargill vai inaugurar três projetos na unidade da companhia na cidade de Uberlândia até o final de 2018. O anúncio foi feito na manhã da última sexta-feira (23) pelo prefeito Odelmo Leão e pelo diretor do negócio de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da companhia, Laerte Moraes.
O investimento de R$ 150 milhões permitirá que a fábrica instalada na cidade disponibilize uma nova linha de soluções inovadoras para pecuaristas de corte e leite no mercado brasileiro. Também estão previstas ações voltadas para a produção de amido modificado (que proporcionará produtos alimentícios de maior valor agregado) e para a redução de aproximadamente 30% de consumo de água potável na planta.
As obras já foram iniciadas e vão gerar 600 postos de trabalho. Quando finalizados, os projetos abrirão 20 novas vagas para operação e 80 empregos indiretos relacionados à manutenção e logística. “Temos nos esforçado, assim como nossos trabalhadores, para reconstruir Uberlândia. E investimentos assim nos mostram que os empresários estão reconhecendo o esforço e confiando no potencial da cidade para ampliar seus negócios. Quando o mercado se diversifica, é impulsionado e mais oportunidades de emprego e renda são oferecidas para a nossa população”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Um dos maiores complexos industriais
A Cargill iniciou suas operações em Uberlândia em 1986 e ampliou a fábrica em 1990, com a implantação da unidade de Amidos e Adoçantes. Em 2000, a companhia construiu na cidade uma fábrica de acidulantes. Hoje, 1.118 funcionários trabalham na maior unidade fabril da Cargill no Brasil. “Com o objetivo de aumentar o valor agregado dos produtos e ingredientes comercializados e alcançar a excelência operacional com eficiência e sustentabilidade das operações, estamos investindo na unidade de Uberlândia, um dos maiores complexos industriais do país”, ressaltou Laerte Moraes, diretor do negócio de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da Cargill América Latina.
Sustentabilidade
Consciente da importância essencial do uso racional da água para a vida, a Cargill tem a meta global de, até 2020, aumentar a eficiência do uso deste recurso natural, tendo como base 2015 quando consumiu 8,9 milhões de m³ de água. Dessa forma, a empresa visa diminuir o volume utilizado por tonelada de produto produzido, reduzindo, assim, seu impacto.
Um dos projetos que será colocado em prática a partir deste ano é a reutilização de águas residuais tratadas por meio dos mais modernos processos de purificação com sistemas de membranas filtrantes que removerão contaminantes orgânicos e inorgânicos. “Vamos reutilizar 95 m³/h de água tratada no processo das torres de resfriamento, o que permitirá a redução de aproximadamente 30% de consumo de água potável no site de Uberlândia”, explicou Moraes.
Nutrição Animal
A nova planta de dieta úmida para ruminantes proporcionará a criação de uma melhor alternativa para pequenos e médios pecuaristas brasileiros. “O projeto é um avanço na indústria de nutrição animal, uma vez que não há uma solução similar para pecuaristas de corte e leite no Brasil, combinando excelente conveniência e alto valor nutricional. Para isso, faremos a mistura e homogeneização de ingredientes buscando dietas balanceadas para ruminantes”, destacou Moraes. A fábrica terá capacidade para produzir 60 mil toneladas ao ano.
Amidos
Utilizando toda a expertise dos profissionais da Cargill, a companhia passará a produzir amidos modificados em Uberlândia. “Nosso objetivo é possibilitar que nossos clientes se beneficiem da funcionalidade aprimorada desses amidos para atender às necessidades dos consumidores”, apontou Moraes. Com o projeto, a Cargill busca atuar de forma mais relevante neste mercado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia
Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:45