Menu

Período chuvoso começa em Minas Gerais e uma morte é registrada no estado

Defesa Civil aguarda o laudo pericial da morte de um adolescente. Essa poderá ser a segunda morte causada pelas chuvas no estado.
09/11/2022 às 18:41
Tempo de leitura
3 min
Começou o período chuvoso em Minas Gerais. Foto: banco de imagens livres do Canva
Começou o período chuvoso em Minas Gerais. Foto: banco de imagens livres do Canva

A primeira morte relacionada ao período chuvoso foi registrada em Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil, um idoso, cadeirante, de 62 anos morreu soterrado por um muro que não resistiu à forte chuva que caiu na cidade Piraúba, na região da Zona da Mata.

Segundo o Tenente-Coronel Sandro Corrêa, na última terça-feira (8) o município foi surpreendido por uma chuva “muito forte”, com granizo e “ventos fortes”. A Defesa Civil está trabalhando para normalizar a situação na cidade.

Morte em Belo Horizonte é investigada

Ainda à imprensa, Sandro Corrêa falou sobre a morte de um adolescente, o caso ocorreu em Belo Horizonte, também na terça-feira, 8, porém o óbito ainda não foi oficialmente vinculado ao período chuvoso, tendo em vista que a Defesa Civil está aguardando o laudo pericial.

Atenção em outras cidades

Equipes da Defesa Civil estão atuando nesta quarta-feira, 9, em diversas cidades mineiras que foram afetadas com a forte chuva, são elas: Santos Dumont, Piraúba, Uberaba, em especial em Campos Gerais, que sofreu muito com a chuva de granizo e vento.

Previsão de mais chuvas severas e com granizo em Minas Gerais

Minas Gerais deve se preparar para dias de chuvas intensas. “Um dos modelos meteorológicos que nos foram apresentados hoje, teremos chuvas semelhantes, severas, com granizo, de forma semelhante à data de ontem (8). Quer dizer, pedimos as pessoas que se abriguem, que não se aventurem em tempestade de raio, em chuvas fortes, em chuvas de granizo. Inclusive ontem, nós estávamos fazendo uma vistoria em Lagoa Santa e vimos pessoas, ao fim da chuva de granizo fazendo atividade física na orla da lagoa, com raios ainda permanecendo no fenômeno climático, isso é muito perigoso! A pessoa pode ser atingida por um raio e vir á óbito, então nós pedimos, se abriguem em locais adequados para que não sejam surpreendidos por situações climáticas adversas”, alertou o Tenente-Coronel.

Período chuvoso em Minas começou intenso

Estão previstas chuvas de granizo para a região central de Minas Gerais, na Zona da Mata, entre Barbacena e Santos Dumont e no Sul do estado.

As informações da Defesa Civil dão conta de que o início do período chuvoso deste ano é diferenciado, já que em anos anteriores, neste mesmo período, o número de municípios afetados por chuva de granizo era menor, entre 4, 5 e 6 no máximo. Nesta quarta-feira, a Defesa Civil registrou mais 40 municípios afetados por chuva de granizo, um número bem maior em relação aos anos anteriores.