Menu

Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção?

07/06/2019 às 12:45
Tempo de leitura
6 min

A vida do atacante Neymar anda uma bagunça. Após se envolver em inúmeras polêmicas como agredir um torcedor com um soco no fim da temporada francesa, ser acusado de estupro e entrar num escândalo midiático, o jogador se lesionou no último amistoso contra o Catar e ficará de fora da Copa América.

Sem seu camisa 10 e principal craque, a Seleção perde muito tecnicamente, mesmo o momento do jogador não sendo o melhor. E agora fica a pulga atrás da orelha do técnico Tite e do torcedor: quem deve substituir o atacante?

Pensando nessas dúvidas, o Mais Minas decidiu fazer uma lista com os principais candidatos à vaga e seus prós e contra. Confira:

Vinícius Júnior

O jovem jogador do Real Madrid é o nome favorito do torcedor. Após surgir muito bem no Flamengo e ser vendido por 45 milhões de euros para o Real Madrid, ainda aos 16 anos, o atacante se tornou a esperança de futuro da Seleção Brasileira. Vinícius chegou ao gigante espanhol para, inicialmente, atuar pelo time B. Mas a má fase dos “Galáticos” fez o jovem atleta ser promovido e logo se tornar um dos destaques do clube.

Vinícius Júnior chegou até a ser convocado por Tite, mas não conseguiu atuar pois se lesionou logo depois e perdeu alguns meses da temporada. A lesão foi muito prejudicial ao jogador, pois freou sua ascensão meteórica e o atacante perdeu seu status de titular no Real Madrid e o de convocável na Seleção.

Mas com a lesão de Neymar seu nome surge forte para uma convocação. As características e posicionamento parecidos com os do craque do PSG e a demonstração clara de aguentar a pressão credenciam bem o atleta. A experiência de atuar numa competição importante com a amarelinha também seria benéfica ao jovem craque, que promete ser um dos grande jogadores do Brasil nos próximos anos.

Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção?

Crédito da foto: Fernando Torres/CBF

Lucas Moura

Há muito afastado da Seleção, Lucas Moura é outra opção para o lugar de Neymar. O jogador passou a receber um lobby enorme da imprensa e de alguns torcedores após as semifinais da Champions League. Na ocasião, o ponta fez três gols na partida que colocou seu clube, o Tottenham, na final da maior competição de clubes da Europa.

Apesar do destaque no fim da temporada, Lucas não é titular no Tottenham, mas serve como uma espécie de amuleto. Sempre entra nos jogos e costuma deixar seus golzinhos. Na temporada 2018/19, o jogador atuou em 49 partidas, fez 15 gols e deu duas assistências. A fase atual do atleta é a melhor entre os candidatos.

Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção?

Crédito da foto: CBF/Divulgação

Renato Augusto

Esse nome chega a causar arrepios no torcedor, mas é sem dúvida um dos preferidos de Tite. E as críticas a ele nem aparecem por falta de qualidade, porque isso o meia tem de sobra. Mas sim por três fatores: o primeiro é o nível em que ele joga. Desde 2016 o atleta joga no fraco futebol chinês. O segundo é a idade. Com 31 anos, dificilmente estará na Copa de 2022, no Catar. O terceiro é a posição. Renato Augusto é um meia central, posição bem diferente da de Neymar. Mas há de se levar em conta que Tite convocou apenas Philippe Coutinho e Lucas Paquetá para essa posição. E essa nem é a função preferida do primeiro, que prefere cair pelo lado esquerdo.

Apesar de tudo isso o jogador vem forte para a disputa. Tite não esconde o apresso que tem pelo jogador com quem foi campeão brasileiro, no Corinthians. O técnico considera o meia uma liderança no elenco, inclusive tendo o levado para a Copa da Rússia, em 2018.

Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção?

Crédito da foto: André Mourão/MoWA Press

Dudu

Entra ano sai ano e parte da imprensa nacional pede a convocação de Dudu. Apesar da influência bairrista nesse lobby, é inegável a qualidade do atleta. Atualmente não aparece tanto individualmente pelo estilo de jogo coletivo do Palmeiras de Felipão, mas já mostrou muita estrela e poder de decisão, além de ser multicampeão.

Pesa contra Dudu seu emocional, que não é dos melhores e a pouca experiência com a amarelinha.

Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção?

Crédito da foto: Pedro Martins/MoWA Press

Douglas Costa

Vira e mexe, Douglas Costa aparece nas listas de Tite. Rápido e habilidoso, o jogador tem um estilo de jogo que se assemelha bastante com o de Neymar, mas as lesões sempre acabam freando suas temporadas. Outro fator que pesa contra o atleta é o afastamento da Seleção após se envolver numa confusão no futebol italiano em agosto do ano passado. Douglas cuspiu e agrediu um adversário durante partida do campeonato nacional do país. Após o episódio o jogador foi desconvocado da seleção.

Douglas Costa chegou até a aparecer novamente na Seleção nos amistosos do fim de 2018, mas em 2019 não foi chamado para nenhum jogo. O episódio do corte de Douglas voltou a chamar atenção no último mês. O motivo foi Neymar não receber a mesma punição de desconvocação ao agredir o torcedor rival, que o jogador da Juventus recebeu ao cuspir no adversário, mostrando, portanto, uma falta de critério de Tite.

Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção?

Crédito da foto: Lucas Figueiredo/CBF

Felipe Anderson

Também está na disputa o meia Felipe Anderson, destaque do West Ham na temporada 2018/19. O jogador estava inclusive cotado para a lista principal. Mesmo não foi lembrado por Tite na ocasião, Felipe chegou a ser chamado em 2019.

Pesa a seu favor a característica de armação, em falta na Seleção. Pode ser uma surpresa.

Quem deve ser o substituto de Neymar na Seleção?

Crédito da foto: Rafael Ribeiro/CBF

Convocação

Para convocar um substituto, a CBF precisa enviar os laudos médicos à Conmebol comprovando a lesão de Neymar. Feito isso, Tite tem até o dia 13, um dia antes do início da Copa América, para chamar um substituto.

E você leitor, quem convocaria para o lugar de Neymar?

COMENTÁRIOS