Menu

Mariana-MG inicia 1ª etapa da maior obra de saneamento básico do município

Com valor inicial de R$ 53,5 milhões, o serviço contemplará todos os bairros
25/07/2023 às 16:50
Tempo de leitura
2 min
Ordem de serviço sendo assinada - Arte: divulgação/prefeitura de Mariana
Ordem de serviço sendo assinada - Arte: divulgação/prefeitura de Mariana

Buscando trazer mais qualidade de vida e saúde à população marianense, na última quinta-feira (20), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Obras, em parceria com o SAAE, assinou a Ordem de Serviço que dá início a 1ª Etapa das Obras de Esgotamento Sanitário de Redes Coletoras e Interceptoras! Esse processo teve início no ano de 2019, e neste ano, após um esforço conjunto foi concluído e aprovado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG. Com valor inicial de R$ 53,5 milhões, o serviço contemplará todos os bairros e é o maior investimento da história do saneamento básico de Mariana!

ETAPAS DO TRATAMENTO 

O Sistema de Esgotamento Sanitário é um conjunto de instalações para que a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final do esgoto possam ser proporcionados de forma adequada à comunidade, visando o controle de doenças e riscos de contaminação, contribuindo também, para o aumento da expectativa e da melhoria da qualidade de vida. A coleta e o tratamento de esgoto fazem parte dos serviços de saneamento. A finalidade da coleta é levar o esgoto para longe das residências, enquanto a do tratamento é diminuir a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Desse modo, ao chegar na estação de tratamento de esgoto, os efluentes domésticos, comerciais e industriais passam por diversos processos que reduzem a alta concentração de compostos orgânicos e outros nutrientes e elementos que os tornam prejudiciais ao meio ambiente. Nessa primeira etapa vão ser construídas as redes de captação e, na  segunda etapa, será realizado o tratamento. 

Em diversas visitas técnicas realizadas junto aos moradores, o serviço foi cobrado e exigido por eles que, durante anos, tiveram que conviver com o forte cheiro do esgoto não tratado no fundo de suas casas.”Essa obra trará melhorias simples no dia a dia, mas que fazem a diferença, sem ter que aguentar o forte cheiro, além de ter o nosso esgoto tratado”, acrescentou os moradores do Bairro Cabanas. Além disso, a infraestrutura contribuirá para o fomento da economia, visto que possibilita a chegada de novos empreendimentos em diversos locais, gerando mais emprego e renda.

Fonte: prefeitura de Mariana