Menu

O novo recurso do WhatsApp o torna mais parecido com a mídia social do que nunca

É puramente para atualizações de transmissão
06/07/2023 às 10:47
Tempo de leitura
3 min
Imagem: WhatsApp (editada)
Imagem: WhatsApp (editada)

O WhatsApp pode ser o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, mas não se trata apenas de manter contato com amigos e familiares. 

Seu recurso mais recente, conhecido como Canais do WhatsApp, permite que você siga e receba atualizações de uma variedade de criadores e empresas. Os primeiros usuários incluem a Organização Mundial da Saúde e os clubes de futebol Manchester City e Barcelona, ​​mas qualquer um poderá criar um canal eventualmente. 

Em vez de precisar de um número de telefone, você poderá pesquisar e encontrar novos canais pelo nome, como faria nas mídias sociais. Mas, ao contrário desses aplicativos, o WhatsApp Channels é apenas para transmitir atualizações – não há como reagir ou responder diretamente. 

Leia também: Novo recurso do WhatsApp finalmente permitirá que usuários enviem imagens de alta qualidade

Todos os canais que você segue serão exibidos em uma nova seção ‘Atualizações’ do aplicativo, logo abaixo do recurso Status existente. No entanto, este último permanecerá exclusivo para amigos e familiares, com atualizações do canal na forma de mensagens regulares com duração de até 30 dias. 

Um pequeno trailer oficial dá uma ideia do que esperar:

YouTube video

A empresa-mãe Meta descreve-o como “uma forma privada de seguir o que importa”. Seguir um canal manterá seu número de telefone oculto do administrador ou de outros seguidores, enquanto a foto do perfil e o nome dos administradores não serão compartilhados com os seguidores.

Os administradores poderão decidir se seu canal é pesquisável ou impedir que algumas pessoas o sigam. Ao contrário das mensagens normais, as atualizações do canal não serão criptografadas de ponta a ponta por padrão. Mas o WhatsApp não descarta adicionar essa opção no futuro.

O WhatsApp já é utilizado por muitas empresas em todo o mundo, com um aplicativo WhatsApp Business dedicado lançado em 2018. Adicionar a capacidade de transmitir mensagens para usuários comuns parece um próximo passo lógico.

O Instagram , aplicativo de propriedade da Meta, anunciou um recurso semelhante conhecido como ‘Canais de transmissão’ no início deste ano. Mas é muito mais interativo, permitindo também reações e participação em enquetes.

Os Canais do WhatsApp estarão disponíveis inicialmente na Colômbia e em Cingapura, antes de chegarem a outros países “nos próximos meses”. No entanto, ainda não está claro exatamente quando o recurso será lançado na Europa e na América do Norte.

É o mais recente de uma série de novos recursos anunciados para o WhatsApp recentemente, incluindo edição de mensagens e o tão esperado suporte para vários telefones .

Última atualização em 06/07/2023 às 10:48