Menu

O Guru da Floresta, a imperdível e irreverente história de um guariba-vermelho chamado Macaco Pancoso

01/02/2019 às 23:07
Tempo de leitura
3 min

Para quem procura um livro inteligente, “O Guru da Floresta” é o livro certo. Uma obra de uma abordagem muito abrangente e peculiar, capaz de fazer pensar e repensar. O livro é uma cuidadosa e densa crítica sobre a nossa sociedade atual.

11º livro do escritor mato-grossense José Vilela de Moraes, a obra foi editada pela Entrelinhas Editora, selo pertencente ao Carrión & Carracedo Editores Associados, em 2013, e conta a história do irreverente Macaco Pancoso, um guariba-vermelho que nasceu e se criou na mata fechada, no tempo em que os bichos falavam.

O Guru da Floresta.

O Guru da Floresta – Foto: divulgação.

O autor dividiu a obra em três partes:

Na primeira, o autor conta ao leitor como surgiu o livro, trazendo o relato do primeiro contato com o guariba-vermelho e as reflexões acerca do ocorrido. Nesta primeira parte, Vilela também compartilha com o leitor uma série de livros e filmes que ele escolheu para pesquisar acerca do universo dos macacos e assim poder dar continuidade à obra. Essa primeira parte é uma espécie de diálogo entre o criador e a criatura de uma lucidez ímpar.

Na segunda parte, o leitor é convidado a conhecer o Macaco Pancoso, que tem seus momentos de crises existenciais, momentos de profunda reflexão e questionamentos. Nesta parte, o lado filosófico do Pancoso aflora e temos um interessante diálogo do macaco com sua mãe, que a todo custo tenta motivá-lo a não desistir de seus objetivos. O autor apresenta a mãe como uma das bases mais significativas para o desenvolvimento de um indivíduo.

Por fim, a terceira parte é o desfecho da história e a parte mais intensa da história. Desfechos inesperados surpreendem e tiram o fôlego do leitor.

Em linguagem repleta de diálogos e pensamentos existenciais, “O Guru da Floresta” é uma crítica profunda, corrosiva e sarcástica ao nosso próprio modo de vida, mas também é um alerta acerca da ambição desmedida do homem que só pensa em si mesmo e é capaz de passar por cima de seus semelhantes para conquistar seus objetivos.

Ao fim do livro, no pós-escrito, em um breve relato, o autor conta a verdadeira história do Macaco Pancoso e o caminho que ele seguiu para que o livro pudesse ser publicado. É interessante observar como as editoras ainda pecam por priorizar números e não a qualidade de uma obra, perdendo a oportunidade de comercializar obras com grandes potenciais.

O livro pode ser adquirido pela internet, no site da editora, ou através do e-mail: [email protected], diretamente com o autor.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:14