Menu

Opinião: ainda existe “político bobo” em Ouro Preto?

20/11/2022 às 21:54
Tempo de leitura
4 min
Foto: Guilherme/reprodução/redes sociais/Câmara de Ouro Preto
Foto: Guilherme/reprodução/redes sociais/Câmara de Ouro Preto

Tomou repercussão nas redes sociais e, claro, nos bastidores da política, parte da reunião da Câmara de Ouro Preto ocorrida na quinta-feira, 17 de novembro, quando o vereador de oposição Júlio Gori exibiu uma troca mensagens de texto e áudio entre ele e a vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga.

Novato na Câmara, Gori tem apresentado um perfil bem impulsivo durante as reuniões do Legislativo, e suas fortes cobranças ao Executivo vem sendo a principal característica do seu mandato.

Regina Braga, que hoje está no Executivo, foi vereadora de Ouro Preto por cinco mandatos. Ou seja, é uma agente política de extrema experiência. Logo, o que fica no ar é que se uma pessoa com tanto traquejo político enviaria uma mensagem de áudio e texto “sem outras intenções” pelo principal vereador de oposição, marcado por ser tão impetuoso, ou se foi uma jogada, já esperando que a mensagem fosse exibida, dando um recado indireto ao prefeito Angelo Oswaldo e ao seu maior aliado Náercio França, que, como sabe, foi o escolhido por Regina para ser seu substituto na Câmara, e com quem a vice-prefeita parece estar insatisfeita.

Na mensagem de texto, Regina escreve para Gori:

Alguns vereadores não querem a substituição do secretário de obras. Tá sabendo disso? Foram hoje conversar com o prefeito. Pirei.

imagem camara de ouro preto youtube
Imagem: reprodução/Youtube da Câmara de Ouro Preto

Depois, o vereador exibe um áudio enviado pela prefeita:

Xinguei tanto, tô tão decepcionada com Náercio. Naércio é bobo demais gente. Eles usam e abusam de Naércio. Ele se acha inteligente. Nossa senhora. Que decepção… Eu já falei com ele, que vou lavar as minhas mãos. Custamos a convencer o Angelo, sabe. Tudo encaminhado. Ai acontece. Olha o mal que esse homem tá fazendo pra Ouro Preto, gente. A maioria dos distritos tão ficado ilhado, sem estrada, sem acesso. Olha a escola do Leite, olha a situação da escola do Leite. Olha as rua das Violetas no Santa Cruz. Olha o Morro da Forca, a Curva do Vento. Meu Deus do céu, eu sinceramente, eu desanimei hoje. E o bobo do Naércio, diz que foi o que mais falou… Eu sinceramente não sei o que eu faço mais. Se acha inteligente, é um bobo manipulado. Olha o discurso dele lá em cima mandando dar canetada e agora já defendendo. Ele vai mudando sabe, que as pessoas vão mudando a cabeça dele.

Assista o trecho da reunião da Câmara e ouça o áudio da vice-prefeita:

YouTube video

Com as rejeições de Júlio Pimenta e Angelo Oswaldo ocasionadas pelo fator Saneouro, que eu falo neste outro artigo de opinião, talvez a vice-prefeita de Ouro Preto veja em 2024 uma oportunidade de ser tornar a titular do Executivo, e já ensaia uma debandada do governo atual, motivada por se sentir desprestigiada no governo, já que seu “convencimento do prefeito de trocar o secretário de Obras” foi abaixo após uma reunião do chefe do Executivo com alguns vereadores da base. Também, até o momento, o município carece de nomes que possam vir como uma opção fora do angelismo e julismo, e a exibição do áudio durante seja uma aceno de que ela pretende estar no páreo.

O histórico recente mostra que estar com a máquina na mão está longe de ser o suficiente para conseguir a reeleição ou fazer um nome alternativo que conquiste a maioria do eleitorado. Angelo não conseguiu eleger Julio Pimenta de primeira, que só entrou na prefeitura após ser oposição a Zé Leandro, esse optou por não tentar a reeleição e apoiar Caio, que também não teve sucesso. Julio, por sua vez, sendo prefeito, não conseguiu a reeleição e perdeu para o agora seu principal opositor Angelo Oswaldo. Resumindo, faz 4 eleições que o candidato que se coloca como oposição vence em Ouro Preto. Ainda assim, após o fechamento das urnas, boa parte do grupo político continua com cadeira fixa na prefeitura, independente de quem governará.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 22/11/2022 às 23:00