Menu

O que é leitura?

27/08/2018 às 09:45
Tempo de leitura
2 min

Dividido em seis capítulos e com noventa e quatro páginas, “O que é leitura” proporciona uma ampla reflexão da leitura. Todavia, não é objetivo da obra expor conceitos e definições sobre o que é a leitura, mas, sim, sugerir pensamentos e reflexões sobre a leitura.

Maria Helena Martins afirma que a habilidade de ler não garante ao leitor a real função da leitura. Segundo a autora, boa parte das pessoas alfabetizadas se limitam no que diz respeito ao verdadeiro sentido da leitura, fazendo uso dela esporadicamente.

O conceito de leitura vai além da investigação do real significado do processo, é necessário ir além para e expandir o conhecimento e compreender o ato de ler, porque ler também é interpretar.

A leitura é o ato de interpretar e decifrar, através da visão, uma série de símbolos e códigos escritos, ou seja, as letras, as palavras, as frases e o todo.

Maria Helena não vem à lume com nenhuma fórmula mágica para ensinar o indivíduo a gostar de ler, pois é o leitor quem precisa criar ambientes para que a leitura se torne gratificante e prazerosa para ele. A autora, baseada em Paulo Freire, diz que “ninguém pode ensinar o outro a ler. A aprendizagem se dá sozinha, de acordo com o amadurecimento do indivíduo”.

A leitura é uma ferramenta muito importante para a aprendizagem de crianças, adultos e idosos. Através dos livros nós adquirimos um conhecimento maior, conhecemos novos lugares, experiências, encorajamos a criatividade, aceleramos a leitura e ganhamos inteligência.

Desde tenra idade, é importante ensinar as crianças a amar livros, saber valorizá-los e apresentar novas histórias a elas, para que possam alcançar novos objetivos e alcançar novos objetivos.

O que é leitura, Maria Helena Martins, Editora Brasiliense – ISBN: 85-11-01074-2. O livro pode ser encontrado no site da editora.

Leia também: Déjà vu, sonhos de um futuro incerto

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:51