Menu

Ministro Barroso envia denúncia contra Temer para primeira instância

04/02/2019 às 19:45
Tempo de leitura
2 min

Nesta segunda-feira (04), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, enviou para a primeira instância da Justiça Federal, em Brasília, a denúncia apresentada em dezembro de 2018 contra o ex-presidente Michel Temer e mais cinco investigados pelos crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Na mesma decisão, o ministro também decidiu abrir cinco inquéritos para aprofundar as investigações.

No inquérito, a Justiça investiga o suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A na edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado em maio de 2007 pelo então presidente Temer. Na decisão, Barroso acatou o pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Ao apresentar a denúncia, Raquel Dodge solicitou que o caso fosse enviado para a primeira instância da Justiça Federal em Brasília em função da perda de foro privilegiado do ex-presidente no STF, que terminou no dia 1º de janeiro, quando Temer deixou cargou.

Além do ex-presidente, foram denunciados os empresários Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, sócios da Rodrimar, Carlos Alberto Costa e João Batista Filho, além do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures.

Após a apresentação da denúncia, o Palácio do Planalto informou que Michel Temer provará sua inocência. A Rodrimar informou que os denunciados ligados à empresa estão afastados.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:13