Menu

Onda de calor que atinge Belo Horizonte traz alerta de clima seco e quente

11/09/2019 às 13:00
Tempo de leitura
2 min

A capital mineira vive meses de estiagem, e nos próximos dias uma massa de ar quente e seco cerca o estado de Minas Gerais. Esta semana pode ser a mais quente do ano na cidade de Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há chuva na capital mineira a aproximadamente 90 dias.

A onda de calor atinge não só Belo Horizonte, mas também a região metropolitana e pontos do Triângulo Mineiro. A região Norte e Nordeste do estado devem ter o clima mais quente até o final de semana.

Com o predomínio do ar seco, a semana não tem previsão de chuva, mas sim, de tempo cada vez mais seco e mais quente. Com a temperatura subindo cada vez mais, a previsão para esta sexta-feira em Belo Horizonte é de 34ºC. Já nas cidades do Triângulo mineiro, nesta quarta-feira (11), a temperatura esperada é de 40ºC.

Além das altas temperaturas, os mineiros devem estar atentos também aos níveis de umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices considerados ideias para a saúde humana são acima de 60%.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este é um fenômeno normal para o inverno. As ondas de calor  são reflexos de uma massa de ar que atravessa o continente fazendo com que a atmosfera fique quente por mais de um dia.

Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para esta semana clicando aqui.

Baixa umidade do ar

A baixa umidade relativa do ar é de se preocupar. A onda de calor faz com que a umidade do ar abaixe drasticamente. Nesta quarta-feira (11), a umidade pode chegar a 15%, dificultando a respiração dos mineiros. O clima fica semelhante ao do deserto, onde a umidade varia entre 10 e 15%.

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta no início desta semana, apresentando os cuidados necessários e a previsão da baixa umidade.

 Cuidados com a saúde no calor

É preciso estar atento à saúde nesta onda de calor, portanto, fique atento as dicas do Mais Minas: 

  • Use protetor solar ao sair de casa
  • Se hidrate e coma alimentos saudáveis e leves
  • Evite exercícios físicos ao ar livre
  • Prefira ambientes mais frescos