Menu

Onde se passa o Sétimo Guardião? Conheça a cidade de Serro Azul

09/11/2018 às 21:30
Tempo de leitura
4 min

A próxima novela das nove, que irá substituir Segundo Sol, “O Sétimo Guardião”, marca a volta de Aguinaldo Silva ao realismo fantástico, e com isso o autor retoma o seu próprio microcosmo dentro do Brasil.
Vamos a sua principal pergunta: onde foi gravada a novela O Sétimo Guardião? E onde fica a cidade de Serro Azul? Aquela caverna com uma lagoa azul cristalina existe? A resposta é sim e não, mas calma, já vamos te explicar.
Parece complicado não é? Fique tranquila leia o post inteiro e entenda.
Para contar esta nova história, Aguinaldo Silva pensou em uma cidade que parou no tempo, uma pequena, nostálgica e fictícia cidade mineira, com pouca comunicação com o mundo exterior.
O município de Serro Azul, e uma ilustre vizinha de outras famosas cidades, deste “Aguinaldo verso”, foi citada em outras novelas que foram lançadas nos anos 90, vizinha de Tubiacanga de “Fera Ferida” do ano de 1993 e Greenvile de “A Indomada” de 1997, a cidade de Serro Azul e cheia de mistérios a serem revelados.

(Foto Divulgação Globo)


Serro Azul pode à primeira vista ser uma típica cidade de interior mineira, pacata e cercada por montanhas, onde avanços tecnológicos como internet e telefonia celular ainda não chegaram.
A verdade e que Serro Azul e uma cidade fictícia, você não vai encontrar ela no mapa do Brasil (apesar de ter uma cidade quase homônima em São Paulo) na verdade o autor revelou que a cidade cenográfica de Serro Azul é inspirada na cidadezinha mineira de Delfim Moreira.

Cidade de Delfim Moreira. (Foto: Divulgação)


O município turístico foi visitado pelo autor pela primeira vez em 1992 durante uma viagem de carro, e a cidadezinha ficou na memoria do autor com sua característica igreja, praça e ruas, nesse momento sem saber já nascia o futuro cenário da novela O Sétimo Guardião.
Mas o que mais surpreende Aguinaldo foi que mesmo após 25 anos a cidade pouco mudou.
Para garantir este “neo realismo fantástico”, foi montada para a novela o Sétimo Guardão, a maior cidade cinematográfica já feita pela Globo, com 18 mil metros quadrados com clara inspiração em Delfim Moreira, e referências na década de 70.
Um espaço com 39 edificações que são os “pontos turísticos” de Serro Azul, as casas dos guardiões, a delegacia, a igreja, e um dos locais que mais chama a atenção: a fonte, que proporciona cura e juventude a quem bebe dela.

Foto: Divulgação/ Globo/ Melina Mantovani


Para mostrar as belas imagens dos arredores e belezas da cidade de Serro Azul, as locações de O Sétimo Guardião, acertaram em cheio e se concentraram em gravar nas cidades que fazem parte do circuito turístico na Serra da Canastra em Minas Gerais, como São Roque de Minas e principalmente Capitólio
As gravações dos primeiros episódios, foram feitas principalmente em Capitólio, com seus 8 mil habitantes, um dos principais polos turísticos do ecoturismo em Minas Gerais, a cidadezinha famosa pelas cachoeiras, canyons e banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, era perfeita para todas as externas.

Foto: Divulgação/ Mtur Capitolio


Além de perto da capital paulista, Capitólio e locação da novela, porque está entre montanhas, cachoeiras e muita tranquilidade, a gravação rendeu imagens e tanto. O local foi escolhido pelo diretor Rogério Gomes e pelo autor Aguinaldo Silva.

Fonte da Vida em Serro Azul, onde fica?

A fonte que dá fama a cidade de Serro Azul, é só uma parte de um gigantesco aquífero. Com seis metros de queda d’água dentro de uma gruta cenográfica de mais de mil metros quadrados.
Então infelizmente, o lago de Serro Azul, não e real, e a novela também não foi filmada em Bonito na Gruta do Lago Azul, como muitos podem pensar a primeira vista.


Foto: Divulgação Globo/ João Cotta


O Sétimo Guardião, com Marina Ruy Barbosa, Lilia Cabral, Tony Ramos e Bruno Gagliasso como protagonistas, tem estréia prevista para o dia 12 de novembro.
Texto – www.horadaviagem.com.br
Fonte/ Fotos: gshow.globo.com
Fonte: otvfoco.com.br
Fotos: capitolio.mg.gov

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:10