Menu

Bazar que acontecerá em Mariana-MG arrecada produtos para converter em fundos favorecendo animais errantes

13/10/2022 às 19:36
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

No feriado da última quarta-feira, dia 12 de outubro, a ONG IDDA (Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais) começou a arrecadar doações para o 5º Bazar beneficente em prol dos animais. A iniciativa pretende arrecadar diversos tipos de produtos, desde bolsas, sapatos e roupas, para a venda a preços acessíveis. Todo dinheiro arrecadado será utilizado na compra de materiais e alimentos para animais em situação de rua, além de outros. Junto com outras clínicas e lojas de pet shop da região, a Clínica Veterinária Habitat se disponibilizou a ser um dos pontos de coletas e vem fazer um apelo para a população participar e praticar o bem.

Ciência comprova que realizar atos de generosidade faz bem à saúde

Parece algo muito subjetivo, mas não é. Professores e pesquisadores de diversas áreas da saúde já publicaram artigos, pesquisas científicas e teses de mestrado e doutorado, onde o assunto em questão era exatamente esse. Profissionais da psicobiologia, psiquiatria e psicologia explicam o que acontece no nosso cérebro quando praticamos atos de bondade.

De acordo com os estudos, a prática de atos generosos ativa o sistema límbico (conhecido como cérebro emocional, um conjunto de estruturas responsável pelas respostas emocionais) do nosso cérebro. Quando ativamos essa parte do nosso cérebro, ela libera neurotransmissores como dopamina, endorfina, serotonina e ocitocina, também conhecidos como hormônios da felicidade.

Outras pesquisas também comprovam que a liberação desses neurotransmissores tem resultados positivos em outros sistemas do organismo humano. Ajudam no tratamento de dores crônicas, como fibromialgia (dores musculares) e também trazem benefícios ao sistema cardiovascular.

Falando mais sobre o bazar

O evento é realizado anualmente pela ONG IDDA e já vai para a sua quinta edição. De acordo com a voluntária Luciana Salles, serão aceitas qualquer peça de roupa, sapatos, bolsas, desde que estejam em boas qualidades. O objetivo da iniciativa é arrecadar fundos para compras de produtos e alimentos para animais em situação de rua.

A arrecadação acontecerá até a última semana de novembro, podendo ser prorrogada até a primeira semana de dezembro. Os postos para arrecadação estão disponíveis através do Instagram oficial da ONG IDDA. Além dos demais, a Clínica Veterinária Habitat também se disponibilizou para receber doações e você pode retirar suas dúvidas através do número de Whatsapp 31916152.

O evento final, onde as peças arrecadadas serão colocadas à venda a preços acessíveis, ainda está com data, horário e local para serem definidos. De acordo com os organizadores, serão escolhidos três dias na segunda semana de dezembro, podendo ser no salão de festas do Marianense. Porém, ainda estão sendo definidos. Todo material que não for vendido será doado para outras organizações da sociedade civil.

COMENTÁRIOS