Menu

Como estruturar currículo profissional e arrasar na entrevista de emprego?

16/02/2023 às 11:24
Tempo de leitura
3 min
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O currículo é uma das ferramentas mais importantes para quem está procurando emprego ou quer se destacar no mercado de trabalho. Ele é um documento que resume a trajetória profissional e acadêmica de uma pessoa e deve ser estruturado de forma clara e objetiva.

Neste artigo, vamos discutir como estruturar um currículo profissional. Já queremos adiantar que o Mais Minas tem um editorial especializado em vagas de emprego. Dito isso, continue lendo para entender como montar um currículo profissional.

Após isso, vale a pena você conferir as vagas de emprego que mostramos todos os dias aqui no portal.

Passo a passo da estruturação do seu currículo

Informações pessoais

A primeira seção do currículo deve conter informações pessoais básicas, como nome completo, endereço, telefone e e-mail. É importante que essas informações estejam atualizadas e sejam fáceis de encontrar. Além disso, é recomendado incluir uma foto, mas ela deve ser profissional e estar de acordo com o tipo de emprego que você está procurando.

Objetivo profissional

O objetivo profissional é uma seção opcional, mas pode ser útil para mostrar aos recrutadores seus interesses e objetivos profissionais. Se você optar por incluí-la, certifique-se de que ela esteja alinhada com a vaga que você está se candidatando. Se possível, personalize o objetivo de acordo com cada empresa ou cargo que você está se candidatando.

Formação acadêmica

Nesta seção, você deve incluir suas formações acadêmicas, como graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos técnicos, entre outros. Coloque o nome da instituição, o curso e o período que você estudou. É importante destacar também as habilidades que você desenvolveu durante a sua formação acadêmica, como conhecimentos em informática, línguas estrangeiras, entre outros.

Experiência profissional

A seção de experiência profissional é uma das mais importantes do currículo.

Ela deve conter informações sobre as empresas que você trabalhou, os cargos que ocupou, as datas de início e fim de cada trabalho e as principais atividades que desenvolveu em cada cargo. É importante destacar os resultados que você alcançou em cada trabalho, como metas atingidas, projetos concluídos com sucesso, entre outros.

Habilidades

Nesta seção, você deve listar suas habilidades técnicas e comportamentais. As habilidades técnicas são aquelas relacionadas ao conhecimento específico da sua área, como softwares que você sabe usar, metodologias que domina, entre outros.

Já as habilidades comportamentais são aquelas relacionadas ao seu comportamento e personalidade, como trabalho em equipe, liderança, comunicação, entre outras.

Idiomas

Se você fala mais de uma língua, é importante incluir essa informação no currículo. Coloque o nome da língua e o seu nível de fluência. Se você tiver algum certificado de proficiência, como TOEFL ou DELE, é interessante colocá-lo nesta seção.

Informações adicionais

Por fim, você pode incluir informações adicionais que sejam relevantes para a vaga que você está se candidatando. Por exemplo, se você trabalhou em uma empresa internacional e teve contato com outras culturas, pode ser interessante mencionar isso. Se você fez algum trabalho voluntário ou participou de algum projeto social, também é interessante incluir essa informação.