Menu

Processo seletivo do IBGE tem vagas para Itabirito, Mariana e Ouro Preto

08/03/2020 às 14:50
Tempo de leitura
3 min

Os processos seletivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratação de agente censitário e recenseador oferecem vagas para as cidades mineiras de Itabirito, Mariana e Ouro Preto.

Para Itabirito, há seis vagas no Edital 02/2020, sendo cinco para o cargo de agente censitário supervisor e uma para agente censitário municipal. Para o cargo de recenseador, Edital 03/2020, há 43 vagas para trabalho temporário no município.

Em Mariana, para há sete vagas totais no Edital 02/2020, sendo seis para o cargo de agente censitário supervisor e uma para agente censitário municipal. Já para a função de recenseador, abrangida no Edital 03/2020, há 50 vaga disponíveis para a cidade marianense.

Para a cidade histórica Ouro Preto, há dez vagas totais oferecidas no 1º edital, sendo nove para agente censitário supervisor e uma para agente censitário municipal. Para o cargo de recenseador, há 61 vagas disponíveis, sendo três para trabalho no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, três para trabalho em Antônio Pereira, e o restante distribuídas em todo o município.

Para todo estado de Minas Gerais, a seleção do IBGE oferece 18.746 vagas para Recenseador, 230 para Agentes Censitários Municipais e 2.950 para Agentes Censitários Supervisores, totalizando 21.656 empregos temporários gerados.

Inscrições do Processo Seletivo do IBGE

As inscrições para o processo começaram no último dia 5 e vão até o dia 24 de março, e devem ser realizadas no site do CEBRASPE, mediante pagamento de R$ 35,80 para os cargos de nível médio e de R$ 23,61, para o de nível fundamental. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

Processo de Seleção

Em todos os municípios com vagas haverá realização de provas. As provas para Agentes Censitários Municipais e Agentes Censitários Supervisores serão realizadas no dia 17 de maio. Já as para recenseadores, em 24 de maio.

Os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Os candidatos a Agentes Censitários Municipais e Agentes Censitários Supervisores farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração/Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Tempo de contrato

O tempo de contrato de trabalho é de três meses, sendo estes podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Além disso, os funcionários contratados terão direito a receber 13º salário e férias proporcionais, que acordo com a legislação vigente e o previsto no edital. Isso vale para os três cargos.

Outras informações

Para mais informações, acesse abaixo os documentos oficiais dos processos seletivos do IBGE ou acesse o site www.cebraspe.org.br.