O que você procura?

Agência Nacional de Mineração lança edital de concurso público com 40 vagas

As inscrições foram iniciadas no último dia 17 e podem ser feita até 10 de janeiro de 2022, por meio do site do Cebraspe, que é a organizadora do certame.
Rodolpho Bohrer 22 de dezembro de 2021 às 23:11
Tempo de leitura
2 min
Foto: ANM/reprodução
Foto: ANM/reprodução

A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou no dia 10 de dezembro, no Diário Oficial da União, o edital para concurso público cujo objetivo é preencher 40 vagas para o cargo de Especialista em Recursos Minerais.

As inscrições foram iniciadas no último dia 17 e podem ser feita até 10 de janeiro de 2022, por meio do site do Cebraspe, que é a organizadora do certame. O processo de seleção é composto por 3 etapas: a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e c) avaliação de títulos, de caráter classificatório. A realização das provas objetiva e discursiva ocorrerá em 10/4/2022.


De acordo com a ANM, as atribuições do cargo estão voltadas às atividades inerentes ao fomento e à fiscalização da exploração e do aproveitamento dos recursos minerais; à fiscalização e à proteção dos depósitos fossilíferos; ao acompanhamento e à análise das pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral; à outorga dos títulos minerários, ao acompanhamento do desempenho da economia mineral brasileira e internacional; à implementação da política mineral; ao estímulo do uso racional e eficiente dos recursos minerais; à fiscalização sobre a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM); e, à promoção e ao fomento do desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas direcionadas ao conhecimento, ao uso sustentado, à conservação e à gestão de recursos minerais.

Ao todo, 5 Estados e o Distrito Federal possuem vagas para o certame, conforme quadro abaixo:

Localidade de vagaVagas para ampla concorrênciaVagas reservadas para candidatos com deficiênciaVagas reservadas para candidatos negros
Belo Horizonte/MG1313
Belém/PA411
Brasília/DF712
Cuiabá/MT2*1
Salvador/BA2**
São Paulo/SP2**
Fonte: ANM

Quem deseja concorrer em uma das 40 vagas de Especialista em Recursos Minerais deve possuir diploma registrado de conclusão de curso de graduação em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no órgão de classe.

Os profissionais aprovados no concurso público terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração mensal de R$ 9.909,30.

ATENÇÃO: Ao copiar uma matéria do Mais Minas, ou parte dela, não se esqueça de incluir o link para a notícia original.

Última atualização em 23 de dezembro de 2021 às 05:30