Menu

Como pedir e ganhar isenção de taxa de inscrição dos concursos públicos de 2023?

08/02/2023 às 14:32
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A participação em concursos públicos é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público. No entanto, para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de inscrição. No entanto, existem algumas situações em que é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição. Neste artigo, vamos explicar como pedir isenção de taxa no concurso público em 2023.

Vamos explicar quais são os critérios para solicitar a isenção, quais documentos são necessários e como proceder para solicitar a isenção. Esperamos que este artigo possa ajudar aqueles que desejam participar de concursos públicos, mas não têm condições financeiras para pagar a taxa de inscrição.

Quais são as vantagens de solicitar a isenção de taxa no concurso público em 2023?

A solicitação de isenção de taxa no concurso público em 2023 oferece diversas vantagens para os candidatos. A principal delas é a economia de recursos financeiros, pois a isenção da taxa de inscrição permite que os candidatos economizem o valor que seria destinado à taxa. Além disso, a isenção da taxa de inscrição também pode ser uma forma de incentivar a participação de candidatos de baixa renda, que não teriam condições de arcar com o custo da taxa.

Por fim, a isenção da taxa de inscrição também pode ser uma forma de aumentar a diversidade de candidatos, pois pode incentivar a participação de candidatos que não teriam condições de arcar com o custo da taxa.

Quais são os documentos necessários para solicitar a isenção de taxa no concurso público em 2023?

Para solicitar a isenção de taxa no concurso público em 2023, cada edital tem sua particularidade. Mas em alguns casos, serão solicitados estes documentos abaixo: (nem sempre pedirá cópia autenticada)

1. Cópia autenticada do documento de identidade;
2. Cópia autenticada do CPF;
3. Cópia autenticada do comprovante de residência;
4. Cópia autenticada do comprovante de renda;
5. Cópia autenticada do comprovante de escolaridade;
6. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
7. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
8. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Programa Bolsa Família;
9. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC);
10. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);
11. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
12. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Programa de Proteção Social Básica (PPSB);
13. Cópia autenticada do comprovante de inscrição no Programa de Proteção Social Especial (PPSE);

Conclusão

A isenção de taxa de inscrição em concursos públicos é uma oportunidade importante para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos de inscrição.

No entanto, é importante lembrar que a isenção de taxa não garante a aprovação no concurso público. É necessário que o candidato se prepare adequadamente para o concurso, estudando e se preparando para as provas. Assim, é possível que o candidato obtenha sucesso na prova e seja aprovado no concurso público.

Última atualização em 08/02/2023 às 14:33