27.4 C
Belo Horizonte
segunda-feira, 30 janeiro 2023

Concurso da Receita Federal com 699 vagas abre inscrições nesta segunda (12/12)

A Receita Federal do Brasil está realizado concurso público com 699 vagas para quem se interesse em ingressar na Carreira Tributária e Aduaneira. De acordo com o edital, essas vagas do concurso da Receita Federal estão distribuídas entre dois cargos, sendo 230 para Auditor-Fiscal e 469 para o cargo de Analista-Tributário.

Das 230 vagas para Auditor-Fiscal, 172 são para ampla concorrência, 12 para PcD (5%) e 46 para negros (40%). A mesma porcentagem é aplicada nas 469 vagas para Analista-Tributário, ficando 351 na ampla concorrência, 24 em PcD e 94 a negros.

Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se negros e que forem aprovados no concurso serão convocados por meio de Edital para entrevista, ocasião em que será verificada a veracidade das informações prestadas pelos candidatos, por meio de análise do fenótipo, e será proferido parecer definitivo a esse respeito. O procedimento de heteroidentificação seguirá o previsto na Portaria Normativa nº 4/2018, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Para os dois cargos é exigido nível superior completo com diploma de conclusão de curso superior, em nível de graduação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Inscrições do concurso da Receita Federal

As inscrições do concurso da Receita Federal são iniciadas na segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, e se encerram no dia 19 de janeiro de 2023. É possível se candidatar de forma on-line pelo site da FGV (Fundação Getúlio Vargas). A inscrição só será confirmada mediante o pagamento da taxa no valor que pode ser de R$ 115 ou R$ 210, a depender do cargo pleiteado.

Ente os dias 12 e 19 de dezembro, os concorrentes podem solicitar isenção da taxa de inscrição ampara pelo Decreto nº 6.593/2008, aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto nº 11.016/2022, e aos amparados pela Lei nº 13.656/2018, que garante isenção ao doador de medula mediante solicitação e comprovação conforme descrito nesse edital.

Processo de seleção

Os postulantes às vagas na Receita Federal serão submetidos a quatro etapas, que são:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Pesquisa de Vida Pregressa, de caráter eliminatório
  • Curso de Formação Profissional

As provas estão previstas para o dia 19 de março de 2023. De acordo com o edital, a avaliação vai contar com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico Matemático, Estatística, Economia e Finanças públicas, Administração Geral, Administração Pública, Auditoria, Contabilidade Geral e Pública, Fluência em Dados e Conhecimentos Específicos.

As provas serão aplicadas em dois turnos, sendo:

a) No turno da manhã: Prova Objetiva de conhecimentos básicos; e
b) No turno da tarde: Prova Objetiva de conhecimentos específicos e Prova Discursiva.

O turno da manhã será de 8h às 12h30min e o turno da tarde de 15h às 19h30min, segundo horário de Brasília/DF.

Por se tratar de um certame a nível nacional, a Primeira Etapa do concurso da Receita Federal (prova objetiva e discursiva) será realizada em todas as capitais do país. A etapa de Pesquisa de Vida Pregressa será realizada de forma online.

Já o Curso de Formação Profissionais será desenvolvido na modalidade online síncrona e assíncrona, Ensino a Distância (EAD), com provas realizadas online, e, presencialmente, em até cinco polos: Brasília/DF; Manaus/AM; Recife/PE; São Paulo/SP; e Curitiba/PR.

Para mais informações, acesse o Edital do concurso da Receita Federal ou o site da Fundação Getúlio Vargas.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: