A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo anunciou sua intenção de realizar um novo concurso para a Polícia Civil do estado. Muitos profissionais estão atentos às novidades, já que ser um policial civil é o sonho de muitos paulistas.
Se você também tem interesse em prestar o concurso PC SP, aqui estão diversas informações relevantes para mantê-lo atualizado sobre o assunto. Leia até o final para obter mais detalhes.
Data do próximo concurso anunciada?
De acordo com Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, a Polícia Civil enfrenta um déficit de 33% em seu efetivo. Com o objetivo de reverter essa situação, o secretário anunciou a abertura de um novo concurso, que está previsto para ocorrer em 2023.
O concurso PC SP 2023, conforme informado pelo titular da pasta, deverá oferecer cerca de 2.939 vagas. Apesar de representar um número expressivo, essa quantidade ainda não será suficiente para atender à demanda da Polícia Civil de São Paulo.
Em algumas regiões da cidade, segundo Derrite, delegados estão assumindo a liderança de mais de um distrito, evidenciando a necessidade de preencher o déficit de efetivo. Assim, o concurso tem o objetivo de minimizar essa carência na instituição.
Informações sobre o edital
Embora tenha sido anunciada a abertura de um novo concurso PC SP, a data para publicação do edital ainda não foi oficializada. De acordo com o secretário, a Polícia Técnico-Científica também apresenta déficit em seu efetivo, o que indica a necessidade de abertura de edital para 2023. Prevê-se que os dois editais sejam publicados simultaneamente, com inscrições e aplicação das provas em períodos próximos.
No ano passado, o ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, autorizou a contratação de 3.500 policiais civis, divididos entre os seguintes cargos:
- 552 vagas para Delegado de Polícia;
- 116 vagas para Médico Legista;
- 249 vagas para Perito Criminal;
- 250 vagas para Investigador de Polícia;
- 333 vagas para Escrivão da Polícia.
Próximo concurso PC SP estava cotado para o início de 2023
Segundo o governo, a expectativa é que parte dessa contratação, que já está autorizada, seja para concursos que já estão em andamento. Aliás, essas contratações são para o cargo de delegado, de investigador e de escrivão da polícia.
A outra parte deve ficar para futuras seleções. No ano passado, o diretor da Divisão de Administração de Pessoas (DAP) da corporação, Gilson Cezar Pereira da Silveira, disse que a expectativa era divulgar os novos editais já em janeiro deste ano. Contudo, isso não ocorreu até o momento.