Menu

Oportunidades na Guarda Civil Municipal em São Paulo: conheça os concursos em andamento

27/09/2023 às 15:46
Tempo de leitura
5 min
Foto: Ane Souz
Foto: Ane Souz

O estado de São Paulo está atualmente vivenciando um cenário promissor para aqueles que aspiram a uma carreira na Guarda Civil Municipal (GCM).

Com um total de sete concursos em andamento, essas oportunidades representam uma chance excepcional para candidatos com ensino médio completo ingressarem em uma carreira voltada para a proteção do patrimônio público e o apoio à segurança da população.

Portanto, confira os detalhes dos concursos para Guarda Civil Municipal em aberto, os salários iniciais oferecidos e as datas importantes.

Vagas e Salários

As oportunidades somam um total de 245 vagas para candidatos com ensino médio completo.

Além disso, os salários iniciais oferecidos variam de R$ 1.760,35 a R$ 4.325,28, tornando essas vagas uma opção atrativa para muitos brasileiros em busca de estabilidade e segurança financeira.

Oportunidades de concurso para Guarda Civil Municipal de São Paulo

Atibaia

A cidade de Atibaia está oferecendo 67 vagas para o cargo de guarda civil municipal em seu concurso público.

No entanto, as inscrições estão temporariamente suspensas devido a questionamentos do Ministério Público (MP) relacionados à idade máxima e altura mínima dos candidatos.

Todavia, a prefeitura informou que está trabalhando para resolver essas questões e, assim que uma nova lei for aprovada, as inscrições serão retomadas, e uma nova data de prova será comunicada.

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é a empresa responsável pela organização do processo de seleção.

Barueri

Na Região Metropolitana de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Barueri lançou um concurso público para preencher 45 vagas no cargo de Guarda Civil Municipal (GCM).

O edital reserva, no mínimo, 20% das vagas para candidatas do sexo feminino, com uma classificação específica para essa categoria.

As inscrições já estão em andamento e poderão ser realizadas até o dia 6 de novembro de 2023, por meio do site do Instituto de Gestão de Cidades (IGECS), o responsável pela organização do certame.

Cosmópolis

A cidade de Cosmópolis, localizada no interior de São Paulo, está com inscrições abertas para o preenchimento de duas vagas imediatas na Guarda Civil Municipal.

O Instituto Mais é a entidade encarregada de conduzir o processo seletivo, e o prazo para inscrições encerra às 17h do dia 19 de outubro.

Cubatão

No litoral paulista, o concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cubatão está com inscrições abertas para 15 vagas no cargo de guarda.

Dentre essas vagas, 10% são reservadas para candidatas do sexo feminino, 5% para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros e afrodescendentes.

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é responsável pela organização do processo seletivo, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de outubro.

Itapetininga

As inscrições estão abertas para o concurso da Guarda Civil Municipal de Itapetininga, que oferece 51 vagas, com 13 destinadas às mulheres e 38 aos homens.

Além disso, há vagas reservadas para pessoas com deficiência, sendo duas para homens e uma para mulheres.

O processo seletivo é organizado pela GSA, e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro de 2023.

Sorocaba

A Guarda Municipal de Sorocaba está com inscrições reabertas para o concurso público, oferecendo 50 vagas, sendo 40 destinadas a candidatos do sexo masculino e 10 para candidatas do sexo feminino.

A Fundação Vunesp é a banca organizadora do processo seletivo, e as inscrições podem ser realizadas entre 10 de outubro e 13 de novembro. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial.

O que faz a Guarda Civil Municipal?

A Guarda Civil Municipal é uma instituição de segurança pública presente em muitos municípios brasileiros.

Portanto, suas funções e atribuições podem variar de acordo com a legislação municipal e as necessidades locais.

Todavia, em geral, a GCM tem como objetivo principal proteger o patrimônio público, garantir a ordem e a segurança no âmbito municipal e auxiliar as demais forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, nas atividades de prevenção e manutenção da ordem pública.

Assim, as principais funções desempenhadas pela Guarda Civil Municipal incluem:

  • Patrulhamento Municipal: A GCM realiza rondas e patrulhas nas áreas urbanas e rurais do município para prevenir crimes, garantir a segurança da população e proteger o patrimônio público;
  • Fiscalização de Trânsito: Em algumas cidades, a GCM é responsável pela fiscalização do trânsito municipal, aplicando multas e garantindo o cumprimento das leis de trânsito locais;
  • Atendimento a Ocorrências: A GCM responde a chamados de emergência e atende a ocorrências como acidentes de trânsito, casos de violência doméstica, perturbação do sossego, entre outros;
  • Apoio a Eventos: A GCM pode ser chamada para dar suporte à segurança em eventos públicos, como festas, desfiles, shows e manifestações, garantindo que ocorram de forma pacífica e segura;
  • Proteção ao Patrimônio Público: A GCM é responsável por proteger prédios públicos, parques, praças e outros espaços municipais contra vandalismo e atos de depredação;
  • Atuação Social: Além de suas funções de segurança, a GCM pode desempenhar um papel social, interagindo com a comunidade, promovendo ações educativas e participando de programas de prevenção ao crime.
COMENTÁRIOS
Última atualização em 27/09/2023 às 22:34