Menu

Concurso TRF3: vagas, edital e como se inscrever

26/01/2023 às 16:19
Tempo de leitura
3 min
Divulgação/CNJ
Divulgação/CNJ

A carreira pública está prestes a oferecer mais uma grande oportunidade com o próximo concurso do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). O concurso tem como objetivo preencher vagas na área de apoio.

A data de publicação do edital ainda não foi definida, mas é esperado que seja divulgada em breve, já que a banca organizadora já foi escolhida.

No entanto, é importante mencionar que o número de vagas é limitado, e o alto número de candidatos esperado, por isso, é importante ficar atento às datas de inscrição para não perder essa chance.

Continue lendo aqui no Mais Minas para entender tudo!

Quais são as vagas?

O concurso TRF3 tem despertado muito interesse entre os concurseiros de todo o Brasil devido à sua alta remuneração e por ser uma excelente oportunidade para se tornar um profissional qualificado.

Como mencionado anteriormente, o número de vagas é limitado e costuma ser altamente concorrido. De acordo com o Tribunal Regional Federal, a banca organizadora do concurso será a Fundação Vunesp, o que significa que o edital pode ser publicado a qualquer momento, por isso é importante ficar sempre atento às notícias para não perder o prazo de inscrição.

As expectativas são de que sejam disponibilizadas 15 vagas mais a formação de um cadastro reserva. Essas vagas serão divididas da seguinte maneira: 9 vagas para Técnico Judiciário e 6 para Analista Judiciário, para lotação em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ambos os cargos exigem nível superior.

É importante mencionar que o número total de vagas pode aumentar devido à demora para a escolha da banca organizadora. Portanto, é recomendado ficar atento às informações sobre o concurso para não perder nenhuma oportunidade.

Como funciona o concurso para esses cargos do judiciário?

O concurso TRF3 está prestes a ser anunciado, após o último acontecido em 2019. A reposição de cargos é esperada desde 2022. O processo seletivo será composto por provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva terá duração de 4 horas e meia e incluirá questões de múltipla escolha com conhecimentos gerais e específicos para os cargos de Analista e Técnico. Já para o cargo de Técnico da área administrativa, na especialidade Agente da polícia judicial, serão 80 questões na prova objetiva, além de redação e uma prova de capacidade física. É importante ficar atento ao edital para não perder o prazo de inscrição.

Preparação

O concurso TRF3 para a área de apoio é um dos mais desejados pelos concurseiros de todo o país. Com isso, este ano a expectativa é que o número de inscritos seja ainda maior do que o último certame realizado em 2019. Diante disso, é fundamental iniciar os estudos com antecedência para garantir uma vaga entre os aprovados.

Para isso, é recomendável estabelecer uma rotina de estudos com maior profundidade, revisando as disciplinas que foram aplicadas nas provas do último edital. Além disso, é importante cuidar do próprio corpo, começando uma prática de exercícios físicos e adotando uma alimentação balanceada para ir bem na prova física. Isso se deve ao fato de algumas especialidades exigirem uma boa capacidade física para o exercício do cargo.

Para se inscrever, basta você aguardar a publicação do edital e ficar ligado aqui no Mais Minas.

Bons estudos!

COMENTÁRIOS