Menu

IFMG abre inscrições para cerca de 5 mil vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

Vagas são de 117 cursos gratuitos ofertados nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista
05/09/2023 às 18:35
Tempo de leitura
2 min
Arte: divulgação/IFMG
Arte: divulgação/IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) abriu inscrições para seu processo seletivo de cursos técnicos e superiores que começarão no primeiro semestre de 2024. São quase 5 mil vagas distribuídas em 117 cursos gratuitos em várias cidades de Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas pela internet no site da Fundação Cefet Minas (FCM) por uma taxa de R$ 50 até 19 de outubro, mas candidatos que não podem pagar essa taxa podem solicitar a gratuidade até 26 de setembro.

Para aqueles que concluíram ou estão prestes a concluir o Ensino Fundamental e desejam fazer o Ensino Médio junto com um curso técnico, há cursos técnicos integrados disponíveis. Quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio pode escolher entre cursos técnicos subsequentes ou uma das 61 opções de cursos de graduação.

A seleção para os cursos técnicos, tanto integrados quanto subsequentes ao Ensino Médio, será feita por meio de uma prova presencial agendada para 3 de dezembro. Já a seleção para os cursos de graduação usará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2014 a 2023. Alguns cursos de graduação também terão a opção de avaliação com base no desempenho escolar e uma prova de redação online.

+ 50 mil vagas em curso técnicos gratuitos serão oferecidas em MG

Os detalhes e regras completas estão disponíveis nos editais, incluindo informações sobre políticas de cotas. O IFMG reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, com subdivisões com base na renda familiar e para pessoas com deficiências ou autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Candidatos devem ler atentamente os editais e quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Acesse abaixo os editais dos processo de seleção de alunos para os cursos técnicos e superiores do IFMG:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 05/09/2023 às 18:36