Menu

Petrobrás realiza concurso público com 757 vagas, podendo chegar a 3.600 oportunidades

Inscrições foram abertas nesta sexta-feira (17.dez.) e podem ser feitas até o dia 5 de janeiro de 2022, pelo site da organizadora do concurso.
17/12/2021 às 13:20
Tempo de leitura
3 min
Sede da Petrobras - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Sede da Petrobras - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após três anos, a Petrobras voltou a publicar edital de concurso público para preenchimento de vagas na principal estatal brasileira. Desta vez, o certame oferece 757 vagas para profissionais com nível superior, além de cadastro de reserva, que pode chegar a um total de 3.600 vagas.

As inscrições foram abertas nesta sexta-feira (17.dez.) e podem ser feitas até o dia 5 de janeiro de 2022, pelo site da organizadora do concurso.

Todas as vagas ofertadas são de nível superior, para profissionais com formação nas áreas de ciência de dados, análise de sistemas (engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio), engenharia ambiental, engenharia de petróleo, engenharia de equipamentos (elétrica, eletrônica, inspeção, mecânica, terminais e dutos), engenharia de processamento, engenharia civil, engenharia de segurança de processo, engenharia de segurança do trabalho, engenharia naval, análise de comércio e suprimento, análise de transporte marítimo, geofísica (física, geologia), geologia, economia e administração.

A remuneração mínima inicial é de R$ 11.716,82. A empresa oferece também previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia), além de benefícios educacionais para dependentes.

De acordo com o edital, haverá reserva de 8% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras (pretos e pardos), conforme estabelece a legislação. O valor da taxa de inscrição é de R$ 79,83. O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.

Relação de vagas

Confira na imagem a seguir a relação de vagas imediatas e o total de vagas incluindo o cadastro de reserva:

Processo de seleção

O processo seletivo público será constituído das seguintes fases:

  • a) avaliação da qualificação técnica dos(as) candidatos(as), representada por habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todas as ênfases;
  • b) avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para a Ênfase 19: Engenharia de Segurança de Processo.

As provas objetivas têm a seguinte estrutura:

  • Conhecimentos Básicos: 50 itens
  • Conhecimentos Específicos: 70 itens

As provas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas no dia 20 de fevereiro em todas as capitais.

Na área de conhecimentos básicos, comum a todos os cargos, as disciplinas cobradas são de:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa

Avaliação de Títulos

Serão convocados para a Avaliação de Títulos, os candidatos da especialidade de Engenharia de Segurança do Processo classificados até a:

  • 151ª posição na ampla concorrência
  • 17ª posição na vagas de PcD
  • 42ª posição nas vagas de Negros
COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:08