Menu

Quem faz concurso ganha isenção da taxa de inscrição ASSIM

26/01/2023 às 16:28
Tempo de leitura
2 min
Estudantes. Foto: Pixabay
Estudantes. Foto: Pixabay

Com a nova decisão do Senado Federal, os candidatos a concursos públicos terão acesso a isenção da taxa de inscrição. Esta medida beneficiará aqueles que não possuem condições financeiras para arcar com esse custo. No entanto, é importante lembrar que cada concurso possui suas próprias regras e critérios para isenção da taxa de inscrição.

Quanto aos concursos federais, as isenções para os concurseiros são estabelecidas pelo artigo 11 da Lei nº 8.112/90 e pelo Decreto 6.593/08. É importante que os candidatos estejam atentos às normas e regulamentos para aproveitar essa oportunidade e se inscreverem sem custo algum.

Como ganhar a participação gratuita no concurso?

De acordo com a legislação, os cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar isenção de taxa de inscrição em processos seletivos promovidos pelo poder público da União.

Além disso, a isenção também pode ser concedida a candidatos que façam parte de famílias de baixa renda, cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo. É importante destacar que essa isenção somente é garantida para concursos públicos federais.

Na circunstância do doador de medula óssea, o benefício pode ser obtido somente pela pessoa que já tenha realizado a doação, e não que apenas esteja cadastrada como doadora em potencial. 

“A probabilidade de você ser doador é uma para mais de um milhão de chances, é mais fácil ganhar na Mega Sena”,

Quais concurseiros podem obter a isenção?

  • Membros de famílias de baixa renda;
  • Pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Doadores de sangue e/ou de medula óssea;
  • Pessoas que foram convocadas e trabalharam em eleições;
  • Agentes de proteção da infância e juventude;
  • Desempregados.

A lei aprovada em 2018 direciona a regra de isenção de taxa de inscrição para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea somente para concursos públicos federais. No entanto, Estados e Municípios também podem estabelecer regras similares para seus próprios concursos públicos.

Se você quer ficar por dentro dos principais concursos do Brasil, acesse nosso editorial especializado aqui.